A Companhia Porto Piauí acaba de ingressar no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil, uma iniciativa que reúne empresas e organizações em torno de valores e princípios voltados para a sustentabilidade e responsabilidade social. A iniciativa da ONU tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Lívia Nunes, gerente de ESG da Companhia Porto Piauí, explica sobre o processo para a participação da Porto Piauí no Pacto Global. “Ainda em 2024, a gente começou a fazer uma seleção dos programas que já estavam em andamento no que se refere à responsabilidade socioambiental e, a partir daí, a gente viu que precisaríamos ter uma aliança com uma instituição maior, que nos orientasse a proporcionar esse engajamento, e começamos a perceber que o Pacto Global poderia nos oferecer tanto conhecimento, engajamento e visibilidade”, explica a gerente de ESG.

Com a entrada da Porto Piauí no Pacto Global, se concretiza um compromisso de transformar suas estratégias e operações, alinhando-as com as diretrizes globais para o desenvolvimento sustentável, um dos valores da Companhia.

A Porto Piauí agora faz parte de uma rede que conta com mais de 1.900 empresas e organizações participantes do Pacto Global, no Brasil. Isso possibilitará à Porto Piauí o acesso a uma gama de recursos, como: cursos, workshops, e-books e toolkits, além de participar de eventos nacionais e internacionais que promovem o compartilhamento de boas práticas e a visibilidade de projetos inovadores no que diz respeito aos ODS.

O pacto global disponibiliza um material extremamente rico e, uma empresa pode, ainda, se engajar com outras nesse processo de implantação da cultura de ESG. Então, a rede criada pelo Pacto Global vai pactuar com o desenvolvimento sustentável”, esclarece a gerente.

Integrar o Pacto Global reflete uma tendência crescente de responsabilidade corporativa, na qual as empresas não são apenas entidades econômicas, mas agentes de transformação social e ambiental. A Rede Brasil do Pacto Global irá oferecer todo o suporte necessário para que a Porto Piauí e outras empresas participantes possam cumprir suas metas de sustentabilidade, transformando o setor empresarial em um agente ativo da Agenda 2030 da ONU.

“Atualmente, não existe mais construir ou operar um porto sem ter a sustentabilidade como um dos eixos da sua missão, visão e valores (assim como acontece na Porto Piauí)”, disse Lívia, reforçando que a Porto Piauí busca integrar a sustentabilidade em suas operações, de modo a promover uma “cadeia logística limpa”, finalizou.

O que é ESG?

São práticas de uma empresa/organização em relação ao meio ambiente, às pessoas e à governança. Em inglês a sigla ESG quer dizer: Environmental, Social and Governance, que em português significa “Ambiental, Social e Governança”.

Para saber mais sobre o Pacto Global e os Dez Princípios estabelecidos pela ONU

Clique aqui

Para conhecer os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Clique aqui

​FONTE: Governo do Piauí