Uma das vias alternativas muito utilizadas pelos cidadãos em Parnaíba é a Avenida Padre Raimundo Viera que é divisa de cinco bairros da cidade. Esta via de mão única no sentido leste/oeste tem buracos recorrentes, bem como muito lixo as margens da Avenida, depositados de forma insensata. Os buracos na via são pontuais e costumeiros. Para os condutores de veículos são já conhecidas às deficiências e os desvios são rotina. “A gente se encontra aqui, passa no carro, ver a buraqueira, as crateras. Quantas vezes eu passo e vejo o povo trabalhando aqui e ninguém toma solução para acabar com a buraqueira”, desabafa a doméstica Socorro Azevedo.
Na Avenida Padre Vieira, há um grupo de buracos que são entupidos; mas não tem sido solucionado a contento, o que torna a travessia desafiadora; mas já conhecida dos condutores. Também corre pela via, água de esgoto que há anos segue sem solução. “Eles não estão conseguindo resolver o problema, eles sabem o que é; mas não vão atrás de resolver, ficam só entupindo e aí vem uma chuva, tem que entupir de novo”, insiste o geólogo João Neto.
A Avenida Padre Vieira tem bons trechos; mas os buracos, quando chove, oferecem perigo e prejuízo aos condutores. Esta é uma via de rápido acesso ao centro de Parnaíba, pelo aeroporto. Contudo, a Avenida Padre Vieira tem caracteres de zona rural; mas com negligência da população quanto à sujeira e do poder público quanto à estrutura.