No próximo dia 02 de outubro, um total de 98.336 eleitores estarão aptos a ir às urnas em Parnaíba. A quantidade de votantes permaneceu praticamente inalterada desde o pleito anterior, em 2014, quando pouco mais de 97 mil pessoas estavam inscritas para votar no segundo maior município do Piauí.
Dados da Justiça Eleitoral revelam que desde as últimas eleições para prefeito e vereador, no ano de 2012, o número de eleitores aumentou em 6 mil. Deste montante, apenas 80 pessoas não estão cadastradas no sistema biométrico. Todo o resto vai ser identificado através da impressão digital no ato da votação.
No que diz respeito ao grau de instrução, Parnaíba encontra-se acima da média nacional, onde a maioria dos eleitores (25,23%) declara ter concluído pelo menos o ensino médio. No Brasil, as estatísticas revelam que 28% sequer terminaram o ensino fundamental – o que não quer dizer, necessariamente, que são analfabetos.
Os números mostram ainda que a maior parte dos eleitores em Parnaíba são adultos na faixa etária entre 30 e 34 anos, mais de 16 mil ao todo. Por outro lado, cerca de 13,5 mil pessoas (entre jovens abaixo de 18 anos e idosos acima de 70 anos) não serão obrigados a votar, apesar de possuírem título em situação regular.
As mulheres compõe a maioria do eleitorado, totalizando mais de 52% do quantitativo em Parnaíba. Este ano, o público feminino terá a chance de aumentar sua representatividade na política. Isto porque as novas regras da legislação obrigam os partidos e coligações a reservar pelo menos 30% de vagas para as mulheres.
Confira mais detalhes no site do Tribunal Superior Eleitoral: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/eleicoes-2016