Imagem: Tacyane Machado

O Conselho dos Consumidores que tem como intuito ouvir a sociedade para posteriormente cobrar das prestadoras de serviços, realizou na manhã desta sexta-feita (05/04), reunião com empresários, membros da Câmara Municipal, além de outros órgãos representativos, para avaliar os serviços da Eletrobras Distribuição Piauí.

A reunião aconteceu na sala da diretoria da Associação Comercial de Parnaíba, localizada no Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba.

De acordo com o presidente do Conselho de consumidores da indústria do estado do Piauí, Gilberto Pedrosa, o encontro teve como objetivo centralizar as ações do conselho que é pouco conhecido, já que o consumidor não sabe que dispõe desse instrumento para reivindicação junto a distribuidora de energia elétrica.

A segunda ideia é tentar minimizar os problemas seríssimos no norte do estado quanto a distribuição de energia, já que há muitas reclamações. “Havia a necessidade de que a empresa viesse aqui para prestar esclarecimentos quanto às resoluções dos problemas”.

Em terceiro lugar, segundo Gilberto Pedrosa, é a proximidade da ZPE de Parnaíba, onde haverá indústrias para exportar. “Por isso, temos que ter a garantia que vamos ter uma energia elétrica que suporte as necessidades das indústrias”.

O Presidente da Associação Comercial de Parnaíba (ACP), Luiz Pessoa, disse que vários pontos foram discutidos na reunião, principalmente meios para que problemas graves como os que já ocorreram no litoral do Piauí não venham ocorrer posteriormente.

Segundo o assessor especial da presidência da Eletrobras, José Salam, o valor da obra da subestação de Parnaíba está em torno de R$ 53,5 milhões e ficará pronta até junho do corrente ano.

“Entre as obras prontas da Eletrobras, nós podemos destacar, a nova linha de 138 KV de Piripiri até Tabuleiros, ela entrará em funcionamento pleno no mês de junho, além da linha de 138, onde multiplica e melhora a condição de atendimento e confiabilidade do sistema”.

Ele informou que a subestação que está sendo construída em Parnaíba fica localizada próxima ao Aeroporto Internacional. “A nossa previsão é que também em junho deste ano esta subestação entre em funcionamento”.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com