As demandas da população piauiense começaram a ser discutidas nesta terça (02) e quarta (03), durante as conferências macrorregionais em Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde que ocorrem no município de Parnaíba. Em seguida, Picos, Floriano, Bom Jesus e Teresina também receberão o evento que discute o acesso da população aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na conferência desta terça, assuntos como os desafios para implementação das políticas de atenção à saúde e suas consequências na vida das mulheres serão debatidos em palestras e grupos de trabalhos.
“As conferências de saúde servem para nortear os planos de ação e políticas públicas da saúde, levando em consideração as demandas da população nessa área. Precisamos que as pessoas conheçam os investimentos e programas realizados pelo SUS e defendam o SUS enquanto direito conquistado”, disse Teófilo Cavalcante, presidente do Conselho Estadual de Saúde.
Nesta quarta, será a vez de estar em pauta a vigilância em saúde, tratando de temas como o acesso e integração dos processos de trabalho das vigilâncias epidemiológicas, sanitária e ambiental. As conferências terão a participação de conselheiros municipais, secretários municipais de saúde, técnicos, trabalhadores e gestores de serviços de saúde e sociedade civil.
Durante o evento serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual que acontece de 19 a 22 de junho em Teresina, ocasião em que serão escolhidos os delegados que participarão da Nacional que acontecerá em agosto (Saúde da Mulher) e em novembro (Vigilância em Saúde).
Nessas etapas macrorregionais serão eleitos 144 delegados em Parnaíba, 96 em Picos, 68 em Floriano, 28 em Bom Jesus e 144 em Teresina para participarem da etapa estadual que acontece de 19 a 22 de junho na capital.
Próximos encontros:
Picos – dias 04 e 05 de maio
Floriano – dias 11 e 12 de maio
Bom Jesus – dias 16 e 17 de maio
Teresina – dias 19 e 20 de maio.
Confira as programações:
Fonte: CCOM