Economizar energia elétrica será prioridade para mais de um milhão de unidades de consumo na próxima semana. A Eletrobras Distribuição Piauí vai aumentar o valor das tarifas. O reajuste ocorre a cada cinco anos. Bernardo Teles, gerente regional em Parnaíba, esclareceu que o acréscimo é uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que leva em consideração a variação de custos com a compra e distribuição de energia em determinado período.
A partir do próximo domingo (28), o reajuste será de 12,23% para os consumidores residenciais. Para as indústrias, consumidores de alta tensão, o reajuste será de 10,08%. Para economizar, agora resta aos consumidores adotar medidas de racionalização de energia.
Os aparelhos eletrônicos antigos são os que mais consomem energia. Logo é importante atentar que na compra de um novo, seja verificado o selo de economia. É significante aproveitar o vento natural a ter que utilizar um ventilador que consome muita energia. Vale também desligar as lâmpadas acesas e utilizar telhas de fibra para melhorar proveito da luz do dia. Mas a grande vilã do consumo é a geladeira, principalmente se está for velha. A borracha desgastada contribui bastante para os gastos excessivos. Atos simples de economia de energia elétrica podem ajudar muito a manter tarifa baixa.
O ajuste virá quando o consumo de energia estiver acima de 30 dias da aprovação do aumento que será proporcional ao gasto realizado.