copaAssim como a Copa do Mundo da Rússia, a Copa América de 2019, a ser realizada em território brasileiro no mês de junho (14/06 à 7/07), promete ‘espremer’ o calendário nacional e afetar diretamente a pré-temporada dos clubes.

Como destaca o ​Blog do Rodrigo Mattos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não trabalha com a possibilidade da redução dos Estaduais. Para manter suas 18 datas, é provável que novamente os clubes entrem em campo já em meados do mês de janeiro, encurtando o período considerado ideal (30 dias) para a preparação dos jogadores.

​​Em entrevista, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, confirmou que não haverá jogos oficiais durante a realização da Copa América: Todas as competições vão ser paralisadas para a Copa América, inclusive as séries B e C. (…) Está apertado, mas não tanto quanto na Copa do Mundo”, afirmou.

Neste cenário, é bastante provável que os grandes clubes brasileiros – principalmente os que disputam inúmeras competições paralelamente -, vivam novamente a rotina de desgastantes ‘maratonas de jogos’, com considerável número de jogos durante o meio de semana.

Fonte: 90min