A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro poderia definir o campeão e os outros dois rebaixados para a Série B. Mas todas essas definições vão ficar para a última rodada, domingo que vem. Apenas Corinthians (88%) e Vasco (12%) tem chances de ser campeão.
Para o Corinthians ser campeão, basta empatar com o Palmeiras, no Pacaembu. Mesmo em caso de vitória do Vasco sobre o Flamengo – que está na zona da Libertadores -, no Engenhão, o Timão ficaria na frente no número de vitórias.
Ao Vasco, que quarta-feira viaja até Santiago para encarar a Universidad de Chile pela Copa Sul-Americana, resta vencer o maior rival no Engenhão e torcer para o Palmeiras vencer o Corinthians.
LIBERTADORES
A disputa pelas duas vagas restantes à Libertadores (Corinthians e Fluminense já estão garantidos) teve grandes mudanças. Flamengo e Coritiba venceram seus jogos (sobre Inter e Avaí, respectivamente) e entraram no G5, nos lugares do Colorado e do Figueirense.
Nas chances calculadas pelo matemático Tristão Garcia, do site “Infobola”, o Flamengo saltou de 43% para 90% de chances de disputar a Libertadores. O Coxa passou de apenas 9% para 37% – na última rodada, encara o Atlético-PR, que luta para não cair, na Arena da Baixada.
Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo são os outros times com chances de obter a vaga. O Botafogo, que perdeu a quinta seguida, tem apenas 6% de chances, precisa vencer o Fluminense em Volta Redonda e torcer para que Coxa, Inter, Figueira e São Paulo não vençam seus jogos.
REBAIXAMENTO
A rodada serviu apenas para deixar Bahia, Atlético-MG e Atlético-GO garantidos matematicamente na Série A. Atlético-PR, Ceará e Cruzeiro vão brigar contra as duas vagas que restam para jogar a Série B de 2012.
Enquanto o Cruzeiro vencia o Ceará e o América-MG derrotava o Atlético-PR, Vozão e Furacão estavam rebaixados. Mas o empate em Fortaleza em 2 a 2 deixou a situação em aberto. O Atlético-PR é o mais ameaçado, com 91% de chances.
O Furacão só se salva se vencer o Coritiba, em casa, o Ceará não vencer o Bahia em Salvador e o Cruzeiro perder do Atlético-MG. O Cruzeiro é o único que depende das próprias forças: se vencer o Galo, na Arena do Jacaré apenas com cruzeirenses, escapa da degola.
Fonte: Lancenet