Foto: Tacyane Machado

Com o intuito de reduzir o tempo de resgate das vítimas de acidentes automobilísticos e, consequentemente, aumentar suas chances de sobrevivência é que o Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, iniciará no próximo dia 02 de setembro, o 1º Curso de Resgate Veicular. As instruções ocorrerão até o dia 06 de setembro.

A cidade de Parnaíba será pioneira neste tipo de capacitação. O Comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros no município, Major Rivelino Moura, entre os participantes do curso, haverá 10 bombeiros e 10 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além destes, há a previsão de que profissionais do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do estado do Pará participem da formação.
O curso é uma instrução do comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, através do Coronel Antônio Cruz, para protocolo dos atendimentos de órgãos que trabalham ativamente com o resgate veicular no estado.
Rivelino Moura afirmou que a parceria entre os órgãos é benéfica para a comunidade, já que o convênio celebrado entre os poderes, propiciou a compra de equipamentos que serão utilizados no treinamento de resgate veicular. E após o término do curso, o material ficará para o resgate na região norte do estado.
O curso deverá abordar o desencarceramento de vítimas em acidentes automobilísticos, envolvendo um trabalho em equipe e extremamente complexo, técnico e importante, sob condições extremas de stress causadas pela urgência do tempo, presença de curiosos, riscos no ambiente e pressão emocional em função da ânsia de salvar a vítima.

A preparação de uma equipe de salvamento deve envolver algo mais do que a simples habilidade de manusear as ferramentas peculiares à atividade de desencarceramento, mais deve englobar o conhecimento da doutrina de resgate veicular, aprendizagem das rotinas, estabelecimento de uma capacidade decisória e o desenvolvimento da capacidade para trabalhar em equipe.