Com o intuito de reduzir o tempo de resgate das vítimas de acidentes automobilísticos e, consequentemente, aumentar suas chances de sobrevivência é que o Corpo de Bombeiros realiza o 1º Curso de Resgate Veicular.
De acordo com o major Rivelino de Moura, instrutor do curso, a turma inaugural deve iniciar na última semana do mês de julho em Parnaíba e contará com a participação de 20 soldados do Corpo de Bombeiros, além de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“A ideia de trazer o curso para o Piauí surgiu da própria demanda do estado. Nos últimos 30 dias, só na região de Parnaíba, registramos mais de dez acidentes automobilísticos que precisaram resgatar vítimas presas nas ferragens”, ressalta.
Segundo o instrutor de Capacitação, atualmente, o Corpo de Bombeiros leva, em média, uma hora para fazer um regaste veicular. “A meta é que com o curso se reduza o tempo destes resgates para 25 minutos”, revela.
Rivelino de Moura destaca que o curso será realizado com o mesmo protocolo de atendimento dos padrões internacionais, dos quais ele foi capacitado recentemente nos Estados Unidos. “Conseguimos firmar parcerias entre os Bombeiros, Estado e Munícipio, o que viabilizou que Parnaíba fosse pioneira neste tipo de trabalho. Isso é importantíssimo tendo em vista o poder de resposta mais rápido que os profissionais da região passarão a ter com o curso, certamente mais vidas serão salvas”, completou o major acrescentando que, em breve, a capacitação também deve chegar a Teresina.
Fonte: piaui.pi.gov.br