Corrente de retorno pode ter provocado afogamento de turistas na Praia do Arrombado, diz Corpo de Bombeiros
Foto em destaque: reprodução, ibrasurf
Dois homens morreram afogados na última sexta-feira (15), na Praia do Arrombado, em Luís Correia. A TV Costa Norte entrevistou o tenente Santos, do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, que explicou os possíveis fatores que contribuíram para as tragédias. De acordo com o tenente, este período do ano é marcado pela alta incidência de correntes de retorno, fenômeno caracterizado pelo refluxo da água do mar que pode arrastar banhistas para longe da costa.
“Nesta época do ano, os ventos são muito fortes, e as correntes de retorno acabam formando buracos e valas em algumas regiões da praia. Acreditamos que as vítimas tenham caído nesses buracos, entrado em pânico e, infelizmente, se afogado”, afirmou o tenente Santos.
Recomendações para evitar acidentes
- Identificar áreas de risco:
“Ao perceber que caiu em um buraco ou está sendo puxado para o mar, saia imediatamente daquela região e procure um local mais seguro, sem buracos ou valas”, orientou.
- Observar pontos fixos:
“Sempre tenha como referência um ponto fixo, como uma barraca na praia, para saber se está sendo levado pela corrente de retorno. Caso perceba que está se afastando do ponto, é sinal de perigo”
- Evitar tentativas de salvamento sem preparo:
Sobre o caso do turista que conseguiu salvar o filho, mas acabou perdendo a própria vida, o tenente destacou a importância de cautela:
“Nunca recomendamos que pessoas sem treinamento tentem resgatar alguém que está se afogando. Isso pode transformá-las em mais uma vítima.”
Duas mortes por afogamento em intervalo de duas horas
O litoral do Piauí registrou dois casos de afogamento neste final de semana, ambos ocorridos na Praia do Arrombado, em Luís Correia. As vítimas, André de Souza Soares, de 41 anos, e Jesus Gomes dos Santos, de 53 anos, eram turistas de Demerval Lobão que estavam na região para aproveitar o feriado da Proclamação da República.
O primeiro caso aconteceu por volta das 11h da sexta-feira (15), quando André Soares perdeu a vida ao tentar salvar seu filho de um afogamento. Apesar dos esforços dos socorristas, o homem não resistiu. A criança, por sorte, não corre risco de morte.
Duas horas depois, por volta das 13h, Jesus Gomes também se afogou no mesmo local. As circunstâncias dos casos ainda não foram detalhadas. Os corpos das vítimas foram recolhidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
Piauí está em tendência de alta nos casos respiratórios graves em crianças