Ao participar da inauguração da sede da Procuradoria da República no Piauí, no bairro dos Noivos, na zona Leste de Teresina, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que a corrupção é uma latrina fétida, que vampiriza os recursos da saúde e da educação.
Ele disse que uma das prioridades do Ministério Público é o combate à corrupção. Segundo Janot, a Procuradoria da República listou dez medidas que precisam ser implantadas para combater a corrupção no Brasil, mas o Congresso Nacional não teve interesse em fazer uma lei de combate à corrupção. Diante disso, ele afirma que a Promotoria foi obrigada a elaborar uma lei e colher assinaturas para que seja apresentado como projeto popular no Congresso Nacional.
Ele falou ainda que precisa de 600 mil assinaturas para ser apresentado. “Temos que reafirmar o nosso compromisso do dia a dia para lutar pela defesa dos direitos sociais indisponíveis e, mais do que tudo, combater a corrupção. Hoje nós temos uma posição destacada no combate à corrupção, porque a corrupção é uma latrina fétida que vampiriza, que tira da saúde, da segurança e da educação. Dinheiro surrupiado é usado para interesses escusos”, falou Rodrigo Janot.
Na inauguração do prédio, o procurador-chefe da República do Piauí, Marco Aurélio Adão, também reforçou a prioridade do combate à corrupção. Estiveram presentes no evento a governadora em exercício, Margarete Coelho; o desembargador Carlos Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1º Região; o procurador geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, e o procurador geral do município, Cláudio Rego.
Fonte: Meio Norte