O Piauí continua em sua curva ascendente nos números da pandemia do novo coronavírus e nesta terça-feira (26), o Estado bateu o recorde na quantidade de mortes contabilizadas no intervalo de 24 horas: em um dia, foram registrados 15 óbitos decorrentes da covid-19. O número de vítimas fatais da doença já chega a 134. Os dados constam no último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgado na noite de ontem.
De acordo com a Sesapi, as mortes foram registradas nos municípios de Barras, Buriti dos Montes, Campo Maior, Demerval Lobão, Esperantina, Parnaíba e Teresina. Dos últimos pacientes falecidos, dez eram do sexo masculino e cinco eram do sexo feminino. Os homens tinham 74 anos (morte em Barras), 65 anos (morte em Buriti dos Montes), 82 anos (morte em Campo Maior) e 47 anos, 55 anos, 62 anos, 63 anos, 69 anos e 69 anos (mortes registradas em Teresina).
Já as mulheres tinham 76 anos (morte em Demerval Lobão), 74 anos (morte em Esperantina), 74 anos (morte em Parnaíba), 82 anos e 85 anos (mortes em Teresina). Com exceção de um paciente de 63 anos e um de 69 anos na capital, todos os outros tinham comorbidades associadas.
Os municípios com a maior quantidade de óbitos registrados em decorrência do novo coronavírus no Piauí são Teresina, com 66 mortes; Parnaíba, com sete mortes; Água Branca, com cinco mortes; e Picos, com quatro mortes.
Estado também bateu recorde de confirmações
Não só os óbitos aumentaram consideravelmente de ontem para hoje no Piauí. As confirmações dos casos de covid-19 no Estado também deram um salto significativo. Em 24 horas, foram confirmados 246 novos casos da doença, sendo que 135 são de pessoas do sexo feminino e 111 são de pessoas do sexo masculino com idades que variam de um mês a 98 anos.
Municípios como Brasileira, Curral Novo do Piauí, Guadalupe, Milton Brandão, São João da Fronteira e Várzea Branca entraram para a lista de cidades piauienses com os primeiros casos confirmados do novo coronavírus.
Até o momento já são 146 cidades que possuem moradores diagnosticados com covid-19. A Sesapi fez uma retificação: o município de Campo Largo, que constava na relação, saiu da lista de cidades com casos positivos por conta de uma inconsistência nos dados da notificação.
Com estes 246 novos casos confirmados no dia de ontem, o Piauí chegou a 3.966 casos confirmados do novo coronavírus desde março.
Situação da rede hospitalar
Conforme o boletim da Sesapi, o Piauí possui atualmente 494 pacientes internados com covid-19, sendo que 388 estão em leitos clínicos, 158 estão em leitos de UTI e dois encontram-se em leitos de estabilização. Já foram descartados 5.313 casos suspeitos mediante a realização de exames laboratoriais e outros 30.925 testes rápidos resultaram negativo para o coronavírus. Pelo menos 401 pacientes já tiveram alta médica após de curarem da doença.
Fonte: Portal O Dia