A Oficina Esperanza, que há cerca de 3 anos realiza trabalhos filantrópicos e de reabilitação para dependentes químicos, agora desenvolve um novo projeto que objetiva contribuir ainda mais através da arte com a cultura local. 

 

O Casarão da Esperanza está localizado no Centro Histórico da cidade em meio a prédios tombados. No local serão realizadas oficinas para capacitar, entreter e contribuir com o desenvolvimento cultural de crianças de comunidades carentes da cidade de Parnaíba – a fim de garantir o acesso a atividades importantes desenvolvidas a partir de doações voluntárias. “A gente nasceu como uma oficina de marcenaria para ajudar dependentes químicos. A gente trabalhava com a recuperação deles, nessa ideia a gente resolveu começar a trabalhar na prevenção, pensando nas crianças, a gente sabe o quanto a arte é um instrumento de transformação social que pode agregar na vida de cada pessoa”, disse Artur Fontenelle, presidente do projeto. 

 

No local serão realizadas ações educativas, como oficinas de música e costura. Além da reforma, artistas de outros estados do Brasil se dispuseram a contribuir com a ideia. 

 

Em entrevista para a TV Costa Norte, o artista paulistano Alex Senna, contou sobre a experiência de, além de trabalhar ao lado de outros artistas, estar conhecendo o litoral piauiense. Segundo ele, suas artes trazem fragmentos do cotidiano dos lugares por onde  passa, como é o caso da foto abaixo, onde está retratada a imagem de um homem segurando um pato. “A gente trabalha muito com o contexto do lugar, foi assim que eu criei esse trabalho. A gente andou ‘por aí’, a gente foi no mercado e eu vi essa cena, de um cara segurando um pato, então eu trouxe minha identidade, junto com as ideias que cresceram e nasceram aqui e aí eu fiz esse mural”, explicou ele. 

 

Alex enfatizou sobre a importância de utilizar a arte para dar destaque a cenas corriqueiras do cotidiano. (Foto: TV Costa Norte)

Pinturas como as da teresinense Luna Bastos e da paulistana Mari Moon, também podem ser encontradas no casarão, o que faz desse espaço um ambiente lúdico e propício para o trabalho que lá será desenvolvido.