O mês de dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à AIDS. Durante esse período, os agentes e profissionais das unidades de saúde do município também reforçam as ações de diagnóstico e tratamento da doença.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Krishna Araripe, as ações de conscientização são parte da rotina das unidades de saúde durante todo o ano. “O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à AIDS, onde ocorre um trabalho de conscientização e reflexão para população sobre a doença”, explicou a coordenadora.
Atualmente, as unidades de saúde do município e o CTA/COAS oferecem exames gratuitos, como o teste rápido, para identificar algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a AIDS, além de orientações aos pacientes e distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Saiba mais
– O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.
– O Ministério da Saúde oferece o tratamento gratuito dos antirretrovirais (que impedem a multiplicação do vírus) a todos as pessoas infectadas.
– A prevenção é sempre o melhor o caminho.
Fonte: Supcom