Cuidado com corpo e mente é foco de atividade voltada para saúde do homem em Parnaíba
Em alusão ao Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho, profissionais da saúde participaram de uma programação especial voltada ao cuidado integral do público masculino. As atividades foram promovidas pela 1ª Coordenação Regional de Saúde (CRS) de Parnaíba, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e reuniram servidores de diferentes municípios da planície litorânea do Piauí.
A proposta da iniciativa foi incentivar a reflexão sobre saúde física e mental entre trabalhadores da saúde, promovendo o autocuidado também para quem cuida dos outros. A supervisora de Atenção Básica da 1ª CRS, Joselyne Val, enfatizou a importância de ações voltadas ao bem-estar dos homens, que ainda enfrentam dificuldades em procurar apoio ou adotar práticas preventivas.
O enfermeiro Cleiden Lira, do município de Bom Princípio, destacou o quanto é necessário ampliar o debate sobre a saúde do homem dentro do próprio ambiente de trabalho. Já o médico do trabalho Márcio Correia afirmou que os homens estão cada vez mais atentos à própria saúde, embora ainda haja desafios. Segundo ele, a data é uma oportunidade para fortalecer hábitos saudáveis, estimular a autoestima e lembrar que cuidar de si também é um ato de responsabilidade.
O Dia do Homem é mais do que uma data simbólica. É uma oportunidade de estimular hábitos saudáveis, fortalecer a autoestima e lembrar que cuidar da saúde também é um ato de amor-próprio.