O curso visa capacitar principalmente agentes das forças de segurança do estado que atuam diretamente no combate à criminalidade no litoral do Piauí

Estão abertas as inscrições para o II Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Litoral (COSAL), promovido pela Polícia Militar do Piauí, através do 2º Batalhão de Parnaíba. O curso é voltado para todos os agentes das forças de segurança pública do estado e tem como objetivo elevar os níveis técnico, tático, físico e psicoemocional dos participantes, especialmente daqueles que atuam na área litorânea do estado.

As inscrições começaram nesta quarta-feira (04/09) e seguem até o dia 15 de setembro. Elas podem ser realizadas pelo e-mail cosalpmpi@gmail.com ou presencialmente, na sede do 2º Batalhão, em Parnaíba. De acordo com o Comandante do 2º BPM, Tenente-coronel Delgado, a capacitação reflete a preocupação do Comando Geral da PMPI em intensificar o combate à criminalidade nos municípios do litoral piauiense.

“Esse curso visa o aprimoramento de todos os profissionais de segurança pública e forças armadas, especialmente aqueles que atuam no litoral, nas frentes de combate às facções que têm impactado o Piauí com ações criminosas, como homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas e contrabando. Este curso demonstra a preocupação do comandante da nossa briosa Polícia Militar do estado do Piauí, juntamente com o Chefe do Departamento Geral de Operações e do Comando do Policiamento Litoral”, destacou Delgado.

A previsão é que as aulas comecem no dia 04 de novembro deste ano. O curso é dividido em quatro etapas: exames médicos, avaliação psicológica, exame de capacidade física e teste de avaliação de tiro. Segundo o Comandante do 2º BPM, o curso contará com uma equipe de instrutores altamente experientes.

“Nossos instrutores são altamente especializados e capacitados, atuando em unidades especializadas da PMPI, como Bope, Bepi, Bopaer, batalhão de policiamento especializado, e nas forças táticas do litoral e batalhões de área. A equipe também inclui membros das forças armadas que atuam na região litorânea, como a Marinha, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil e o Sistema Penitenciário por meio da Polícia Penal”, completou Delgado.

Com informações da PM-PI