DEOCLÉCIO DANTAS – “PASSAGEM PELO LEGISLATIVO”.
O Jornalista DECLÉCIO DANTAS é do tipo que cativa as pessoas e as envolve na grandeza de seus “tentáculos” (no bom sentido), sobretudo, pela altivez, a coragem e a determinação com que se lança na defesa de temas de defesa da vida (meio ambiente), da ética, da moralidade das ações públicas, dentre outros de significativa relevância.
Atualmente, distanciado das práticas mais intensas de sua atividade jornalística, registre-se, por decisão pessoal, lança-se como escritor, preferencialmente, evocando fatos relacionados com o seu passado, na condição de profissional da imprensa, com incursões na política partidária piauiense, onde pontificou lições de destemor e, sobretudo, de marcante idealismo.
Agora, relembra a sua passagem pelo Legislativo estadual durante 7 anos de vida parlamentar, brindando seus leitores e admiradores, com os principais pronunciamentos feitos na tribuna, bem ao estilo do cidadão que os piauienses conhecem e aprenderam a admirá-lo, pelas razões já invocadas.
O Dr. Airton Franco, Delegado da Polícia Federal, que exerceu recentemente o cargo de Secretário de Segurança do Piauí, reportando-se sobre uma das obras literárias do autor, afirmou:
“Acredite-me, Deoclécio, a leitura de seu livro “Dá Licença”, significou, para mim, um elixir espiritual. Você é um craque das palavras. Um epistemológico. No aspecto literário impressionou-me o binômio simplicidade e conteúdo. No aspecto sociológico evidenciou-me a riqueza de sua sensibilidade social aliada a extrema coerência…”
Subscrevo as considerações da lavra do Dr. Airton, acerca de DEOCLÉCIO DANTAS, em especial, atinente a sua maneira de ser, nas ações multifacetárias empreendidas, mostrando-se sempre uma pessoa simples, mas de rico conteúdo.