A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira um destaque à medida provisória de reestruturação do governo, resultando na recriação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O deputado federal Florentino Neto (PT), servidor de carreira da instituição, comemorou a decisão, pois sempre se posicionou contra a extinção da Funasa desde o início de seu mandato.
Em entrevista aqui no Jornal da Costa Norte, Florentino ressaltou a importância da autarquia, responsável por políticas sanitárias em municípios de pequeno e médio porte, para o desenvolvimento do país. Ele destaca que sempre defendeu o fortalecimento da Funasa, ampliando suas ações para reforçar a missão de levar água e saneamento básico para a população, especialmente os mais carentes.
De acordo com o deputado, o destaque aprovado retira a Funasa da MP 1.154, que reorganiza a Esplanada dos Ministérios. A extinção da Funasa havia sido determinada por uma Medida Provisória publicada em 1º de janeiro. Com essa decisão, a MP 1.156 perde sua validade e a fundação será automaticamente recriada.
Agora, o foco será no processo de recomposição dos quadros e do orçamento da Funasa, com o objetivo de avançar nas políticas de saneamento básico em municípios com até 50 mil habitantes e no saneamento rural, com atenção especial para comunidades indígenas e quilombolas. A Fundação é considerada imprescindível para o Brasil.