Desembargador Federal presta homenagem ao professor Luiz Gonzaga Soares Viana – Por Josino Ribeiro
O Desembargador Federal ARNALDO BOSON PAES, com serventia no Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, em longo arrazoado presta significativa homenagem ao advogado e professor LUIZ GONZAGA SOARES VIANA, transcrita na íntegra e mais, pela importância matéria, ocupa com exclusividade todo o espaço da coluna na presente edição.
Doutor Viana:
60 anos de advocacia
Arnaldo Boson Paes
Doutor em Direito, professor universitário
e Desembargador do TRT do Piauí.
Acadêmico de Direito, a partir de 1983 passei a frequentar regulamente os fóruns em Teresina. Gostava de acompanhar as sessões do Tribunal Popular do Júri, no Palácio da Justiça. Era a oportunidade para ver renomados advogados exibirem suas habilidades jurídicas e seduzirem o grande público com seus talentos da oratória.
Em muitos desses julgamentos, destacava-se a figura do advogado Luiz Gonzaga Soares Viana. Eram casos de grande repercussão, que ganhavam as páginas dos jornais e mobilizavam a opinião pública. Em um deles, o Doutor Viana assumiu a defesa de um corretor de Bolsa de Valores acusado da morte de um capitão da Polícia Militar e delegado especial no Piauí. O caso havia chegado ao Supremo Tribunal Federal, que concedera liberdade provisória ao acusado.
O processo ia ser julgado pelo Tribunal do Júri, presidido por um grande magistrado, meu professor. Eu estava lá. A defesa e a acusação reuniam quatro dos melhores advogados no Piauí, dois de cada lado. À frente da defesa estava o Doutor Viana. Atento a tudo e a todos, eu acompanhava com entusiasmo os longos, tensos e intensos debates.
Com sua luminosa inteligência, vasta cultura e brilhante oratória, o Doutor Viana conseguiu convencer os jurados de sua criativa tese de legítima defesa da honra, baseada na coação moral irresistível. O acusado era então absolvido. Influenciado por aquele julgamento, desenvolvi o interesse pela advocacia criminal. Embora tenha advogado por pouco tempo, cheguei a atuar no Tribunal do Júri.
Anos depois, agora como servidor da Justiça Federal, conheci de perto o advogado que tanto me impressionara. Encarregado de realizar diligências, eu ia frequentemente ao seu escritório, na rua Álvaro Mendes, no prédio do banco Banorte. Nosso convívio se intensificou a partir de 1990, quando assumi a magistratura do trabalho. Passei então a admirá-lo mais ainda, não só pelo seu brilho profissional, mas também por seu tratamento elegante e respeitoso.
Maranhense, o Doutor Viana chegou jovem ao Piauí. Formou-se em Direito, em 1964, é advogado desde 1965, presidiu a OAB do Piauí, foi advogado público, professor universitário e secretário de Estado. Cidadão honorário teresinense e piauiense, por sua longa e fecunda atuação a serviço do Direito e da Justiça, ele recebeu merecidamente as mais elevadas e honrosas homenagens das instituições do Piauí.
Sua luminosa e exemplar trajetória profissional está sendo contada no livro “A Voz do Sentimento”, que acaba de lançar, na celebração dos quase 90 anos de vida bem vivida, 60 deles dedicados à advocacia. Nas páginas da obra, encontramos os ingredientes para uma boa vida, lições para uma caminhada vitoriosa.
A receita parece simples. Ter amor pelo que se faz e pelas pessoas que nos cercam. Ter ideal para viver além e acima dos proveitos pessoais. Fazer de si próprio a pessoa que você pode e gostaria de ser. E, quando chegar a hora de as cortinas se fecharem, ter no coração a certeza de que, se preciso fosse, começaria tudo outra vez.
O livro do Doutor Viana reúne correspondências, homenagens, discursos, crônicas, palestras, entrevistas, reflexões, perfis. Nele desfilam familiares, amigos, advogados, magistrados, escritores, enfim, personalidades que cruzaram sua vida. Com leveza, amor e gratidão, a obra vai tecendo textos escritos pelo autor nos últimos 50 anos.
Da primeira à última página, refazendo passo a passo a trajetória de um jurista brilhante, seguimos as pistas que podem nos levar à concretização dos sonhos que todos almejamos: família amorosa, amigos queridos e realizações profissionais.
Nas memórias do grande jurista, está a enorme paixão pela advocacia, vista por ele como arte e política, ética e ação. Em seu livro “A Voz do Sentimento”, o Doutor Viana guarda silêncio eterno sobre as histórias fascinantes dos dramas humanos vividos nos processos que patrocinou. Ele o faz cumprindo o dever ético de preservar o sigilo profissional.
Mas nem por isso o livro deixa de trazer belas lições. Com seu gênio e talento, em prosa leve e agradável, em cada página o Doutor Viana vai nos ensinando a arte da vida e da advocacia. Para as novas gerações, conhecer sua trajetória, mergulhar em suas memórias, permite compreender, como ele escreve, que “o mais importante para o homem é crer em si mesmo; sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo que aspira”.
Os casais VAN FERNANDES e ARNALDO BOSON, GILKA MARINHO e LUIZ VIANA, fotografados na solenidade de lançamento do livro “A VOZ DO SENTIMENTO”, que foi objeto de divulgação na edição anterior da coluna (dia 28.03.2025).