Em mais uma tentativa de acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o futebol piauiense inicia neste domingo(2) a sua caminhada rumo a terceirona do futebol nacional. Neste ano, quem representará o nosso futebol será o Parnahyba Sport Club, campeão da temporada. Apesar de ser o atual campeão, a crise financeira ronda a equipe do litoral e oito jogadores já deixaram o elenco na semana da estréia. O Parnahyba faz a sua estréia às 18h30, em Pernambuco, contra o Salgueiro.
No ano de seu centenário, o Parnahyba Sport Club teve duas grandes conquistas. A primeira foi o título da temporada 2013. O outro veio como consequência do primeiro, o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D.
Era para estar tudo em festa, porém, uma crise financeira ronda o time azulino do litoral. O salário dos jogadores estão em atraso há três meses. A situação fez com que jogadores da conquista estadual reincidissem seus contratos junto ao clube. Além das perdas, a crise impossibilita contratações de reforços. Os jogadores que deixaram a equipe foram os seguintes: Aranha(goleiro), Ivan(lateral), Samuel(lateral), Pio(volante), Idelvando(meia), Capela(meia), Daniel(atacante) e Zé Rodrigues(atacante).
Além dos salários atrasados, a premiação do campeonato piauiense, em torno de 100 mil reais, também está bloqueada. Isso porque há uma ação do River no STJD contra o Parnahyba alegando o uso irregular do zagueiro Eridon na final do Estadual.
O Elenco que viajou para o interior pernambucano foi composto pelos jogadores: Willian Boré, Italo Rodrigues, Eridon, Gilmar Baiano, Marcos Gasolina, Pedro Roberto, Alessandro, Eduardo Júnior,Damisson Peru, Barata, Rian, Ramon, Luciano, Fabinho, Raiff, Sorin e Maike. O Time continua sob o comando de Paulo Ricardo Moroni.
Desde 2009 quando aconteceu a primeira edição da Série D, o futebol piauiense fora representado por Flamengo(2009 e 2010) e Comercial(2011 e 2012). Em nenhuma das participações o representante do Piauí passou de fase.
Salgueiro e Parnahyba se enfrentam às 18h30 , no Estádio Cornélio Barros. A arbitragem da partida ficará sob comando de Flávio Feijó de Oliveira que será auxiliado por Otávio Correia de Araújo e Thalis Augusto Monteiro. O Trio de Arbitragem é todo de Alagoas.
O Parnahyba está no Grupo A2, ao lado de Salgueiro-PE, Ypiranga-AM, Gurupi-TO e Maranhão-MA . Além da estréia do time piauiense, jogam Gurupi x Maranhão.
Fonte: Acesse Piauí