Uma estratégia de prevenção no trânsito com a finalidade de identificar motoristas, sob efeito de bebida alcoólica, foi implementado através de uma parceria entre o Departamento de Trânsito (DETRAN) e Companhia Independe de Trânsito (CITRAN). Entre as ações está a entrega de etilômetros para realização dos testes do bafômetro no litoral do Piauí. Segundo a coordenadora da 1ª Ciretran do Piauí (Circunscrição Regional de Trânsito), Maria da Luz Neta, a parceria tem vai garantir mias segurança ao foliões.; pois serão 15 etilômetros a mais e 15 mil bocais para as fiscalizações.
As ações fazem parte do Pacto pela Redução de Acidentes de Trânsito com a finalidade de diminuir em 50% o número de mortes no trânsito do Piauí até 2030. A Polícia Militar, através da CITRAN, vai realizar as abordagens preventivas durante as atividades de carnaval e conferir se há motoristas embriagados dirigindo. Segundo Bruno Silva, subtenente da Polícia Militar e membro da CITRAN, Parnaíba vai contar com mais etilômetro a ser utilizado nas abordagens; portando sendo dois bafômetros.
Segundo Matheus Fontenele, supervisor do Detran em Parnaíba, também serão realizadas atividades educativas para sensibilizar a população quanto à responsabilidade e compromisso com a segurança, como abordagens a blocos de carnaval e blitz educativas. A Polícia Militar alerta para o compromisso em zelar pela vida e ter mais responsabilidade na condução dos veículos. As ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período do carnaval estarão bem mais intensificadas.