Os consumidores brasileiros terão condições especiais de compra nesta quinta-feira (6). Hoje, acontecerá a 18ª edição do Dia Livre de Impostos, que é quando lojistas de todo o Brasil comercializam produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final.

A campanha, feita em forma de protesto contra os impostos, é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

“Nossa intenção é mostrar como as taxas são abusivas. Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, explicou o coordenador da CDL Jovem, Raphael Paganini.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades este ano. O número esperado é 50% superior ao total de participantes em 2023 (50 mil lojas), que movimentaram cerca de R$ 2 bilhões. A expectativa, segundo os organizadores, é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

Para saber as empresas participantes de cada região e também os lojistas que venderão de maneira online, basta acessar o site oficial da campanha. Na página, os consumidores poderão ver o comparativo dos valores com e sem os impostos cobrados.

 

FONTE: SBTNEWS