Na manhã do último sábado (07) foi realizado no Centro Pastoral da Sagrada Família o lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, que recebe o tema “Cristo é a Nossa Paz: Do que era dividido fez uma unidade”. O evento acontece todos os anos e é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB). Ele tem por objetivo fomentar reflexões acerca do tema proposto. Este ano, o objetivo é despertar todos os cristãos para o diálogo, e falar do compromisso de cada um na promoção da paz. “Nós enquanto católicos, não só católicos, mas todos os homens e mulheres de boa vontade, todos são convidados a se sentirem promotores desta paz”, disse o Padre Marcelino Elias.
Assuntos atuais como a pandemia do novo coronavírus e a polarização ideológica são temas abordados nesta campanha. Toninho Evangelista, psicólogo e Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade da Regional Sul I, CNBB, relatou a importância desses assuntos a serem colocados em pauta. “Nós não dialogamos sobre divergências. O fato de haver divergências em uma sociedade é extremamente natural. Agora, não pode ser a divergência o condicionante para que eu possa aniquilar o outro”.
Sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos adeptos da fé católica no período quaresmal, Toninho disse: “A quaresma ou período quaresmal já sugere uma série de comportamentos de mudança e comprometimento em relação à temática. Contudo, há o envolvimento de outras igrejas, e que necessariamente não vivenciam esse período no formato nosso, a nossa iniciativa primeiro é dialogar com essas instâncias. Então nós precisamos observar o que nos faz estarmos juntos, e, fazer daí o nosso compromisso de diálogo.”