O Gerente Geral do Banco do Nordeste em Parnaíba, Alisson Ramon Santos e Silva, juntamente com o Gerente de Negócios, Edmilson Almeida Costa e com o Gerente de Desenvolvimento, José do Egito Vasconcelos, se reuniram com alguns secretários municipais, na tarde desta quarta-feira (01) na Associação Comercial de Parnaíba, objetivando mostrar os diversos tipos de operações do banco com o intuito de firmar parcerias para novos investimentos no município.
A reunião foi proposta pelo empresário Onofre Martins de Sousa Filho, que é o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais, que fez a apresentação dos presentes, indagando de início o que o Banco do Nordeste tem a oferecer, para atender o microempresário, e que outros produtos existem, que possam trazer desenvolvimento para a região.
Além do secretário Onofre Filho, estavam presentes no encontro o Presidente da Associação Comercial, Luiz Pessoa e alguns associados; a gerente do Sebrae, Isabela Karine Sousa Carneiro e os secretários Paulo Eudes, do Meio Ambiente, Anísio Neves, do Planejamento, Teófilo Lima, superintendente de Cultura e Charles Júnior, Superintendente de Turismo.
O Secretário Anísio Neves informou que tanto ele quanto Onofre Filho já conversaram com o prefeito Mão Santa mostrando o que o BNB pode oferecer em termos de parcerias para gerar desenvolvimento. A intenção é que cada Secretaria que possuir projeto possam encaminhar ao banco para ser feita a análise de sua viabilidade.
De antemão, o Secretário Paulo Eudes disse de sua intenção de realizar este ano uma EXPOAPA (Exposição Agropecuária de Parnaíba) melhor organizada, “constituir, quem sabe uma empresa que faça algo decente” e recebeu do gerente Alisson a informação de que no ano passado o Banco do Nordeste não pode participar do evento, mas que, este ano, “estamos abertos para fazemos uma grande parceria”.
Alisson Silva expôs algumas parcerias já existentes entre o Banco e a Prefeitura, inclusive a parceria com o IPHAN, para dar andamento ao Programa de Financiamento para Recuperação de imóveis Privados do Centro Histórico de Parnaíba. O gerente também falou dos investimentos já feitos pelo Banco na Região através do “Crediamigo” e outras linhas de créditos para investimentos também no setor turístico “o que é subaproveitado aqui, porque Teresina aplica muito mais”.
“Queremos formalizar e fortalecer essa parceria que já existe. A direção do BNB quer que 2017 seja o ano do pequeno e microempresário. Por isso a nossa região precisa usar mais o crediamigo”, disse o gerente. Ele ouviu algumas sugestões dos secretários, inclusive sobre investimentos na cultura e no distrito industrial.
A gerente do Sebrae, Isabela Carneiro, disse que colocava aquele órgão à disposição para somar esforços para parcerias, lembrando da importância de reativar a FEPEME (Feira do microempreendedor) que existia em Parnaíba. Disse ainda de sua preocupação em revitalizar o comércio no centro de Parnaíba, dando apoio aos pequenos empreendedores.
Ao finalizar o gerente Alisson Silva pediu que cada secretário comece materializar suas reivindicações, fazendo relatórios dirigidos ao banco “ para vermos se há entraves para resolvermos”.
Ficou definido que mensalmente novas reuniões vão acontecer para consolidar mais ainda as parcerias e tornar concretas as ações planejadas.
Fonte: PMP