A valorização e o respeito à pessoa idosa são o motivo de uma campanha sócio-educativa que iniciou com palestras na manhã desta quinta-feira (30), no CRAS do bairro Mendonça Clark em Parnaíba. O tema “O Idoso e a Família” trata de assuntos para cuidados com idosos e seus direitos. O objetivo é informar este público para que tenha uma postura enérgica sobre seus direitos e tenha mais respeito dentro da família.
Segundo Raimundo Nonato, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Parnaíba, o COMDIP, os aposentados são vítimas dos próprios parentes que usam seu dinheiro com gastos que deixam os idosos vulneráveis. Ele contou que no momento em que as fiscalizações são feitas, os idosos omitem informações de maus tratos com receio de represálias. Quem sai beneficiado com as informações é o público que conhece melhor seus direitos, sobre planejamento e uma nova postura diante da família.
Um dos assuntos colocados na abertura do evento foi o perigo das dívidas para os aposentados. Segundo Israel Correa, administrador e professor universitário, a falta de planejamento compromete o futuro das pessoas idosas. Disse ainda que somente 30% da renda é que deve ser utilizada em gastos, quando a realidade é que os idosos acabam devendo muito mais do que sua aposentaria cobre. Os empréstimos e a apropriação indevida do dinheiro pelos parentes são as principais causas de endividamento na terceira idade em Parnaíba.