O gabarito da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017 foi divulgado na tarde desta terça-feira, 20, juntamente com a íntegra dos cadernos de provas. Os estudantes que quiserem consultar o material devem acessar o site da Obmep. As provas foram realizadas no dia 6 de junho e a segunda fase está programada para 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.
A novidade desta edição é que a competição também foi aberta para estudantes das escolas particulares. Também a partir deste ano a Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, acontece de forma integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática, conhecida pela sigla OBM. Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos que representaram 99,6% dos municípios brasileiros e 47 mil escolas. Um aspecto importante da Obmep é o reconhecimento dos alunos que não venceram, mas tiveram bom desempenho na competição. Além das 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, outras 45 mil menções honrosas foram distribuídas entre os participantes na última edição.
De acordo com Claudio Landim, diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e coordenador nacional da Obmep, o intuito das Olimpíadas é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a matemática, sendo isso mais importante do que a conquista de medalhas. “Essa olimpíada é concebida não para alunos que conheçam a matemática. Mas, ao contrário, visa despertar o interesse do aluno e mostrar que a matemática é muito mais ampla do que o que é ensinado na escola. A prova é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões sem saber muita matemática, só com um pouco de lógica, raciocínio e criatividade”, detalha.
De acordo com ele, é justamente isso que tem ajudado a reverter certa dose de antipatia que muitos estudantes ainda nutrem pela disciplina. “Temos inúmeros casos de pessoas que descobrem vocação para área de exatas pela prova”, disse. As ações da Obmep vão além da prova e também têm foco na formação de alunos e professores, visando a solução de problemas. Isso porque, segundo Landim, “a grande missão da olímpiada é melhorar a qualidade do ensino da matemática nas escolas.”
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mec