Nesta segunda-feira (24), os docentes da Universidade Estadual do Piauí UESPI, realizaram uma assembleia no campus Torquato Neto, em Teresina. A assembleia analisou o contexto da greve e o andamento das atividades decorridas, até agora, na capital e no interior. Com presença de grande número de professores que encontraram-se indignados com a postura da atual administração superior frente a greve, aprovou, por ampla maioria, a desfiliação do reitor da UESPI da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP.
Foi decidido também, dar início a campanha: “Fora Reitor”, movimento que vai pedir o impeachment do diretor Carlos Alberto Pereira. Os docentes alegam que o atual reitor não luta em defesa da instituição, portanto não servem para representá-los.
Os docentes da UESPI acreditam ainda, que o momento é de forte repressão contra o movimento, por isso, precisam de clareza e muita calma para analisarmos de forma consciente os próximos passos. Fortalecer as pautas de reivindicação significa fortalecer a crença em uma universidade de qualidade.
Outros pontos foram debatidos na assembleia:
– Nota de repúdio ao coordenador do curso de História -Torquato Neto, Profº Raimundo Barbosa. Expor aos meios sociais e jornal escrito o documento encaminhado por este coordenador à administração superior.
– Visita à ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí) para cobrar dos deputados estaduais posicionamento em relação à greve dos docentes da UESPI e marcar uma audiência pública.
– Visita ao TJ para conversa junto ao Desembargador José James em relação ao processo contra a ADCESP e remarcar a audiência de negociação.
– Assembleia geral da categoria na próxima segunda-feira (01.10.2012)
Os campi devem promover reuniões de docentes até o dia 27 e discutir o posicionamento coletivo do movimento, tendo em vista a pauta de reivindicações salariais e de questões estruturais. Os encaminhamentos da assembleia deverão ser encaminhada ao sindicato por via escrita.
Fonte: Ascom ADCESP