O deputado estadual Dr. Hélio foi o entrevistado desta segunda-feira (14) no Jornal da Costa Norte. De início, o parlamentar falou sobre a municipalização do serviço de abastecimento de água e esgoto sanitário. A consequência do processo é que o trabalho até então desenvolvido pela Agespisa vai passar para a responsabilidade do Poder Público Municipal.

Dr. Hélio está atuando como articulador em nome do Governo do Estado do Piauí, tendo participado de reunião na sede do gabinete do prefeito Mão Santa para discutir a questão. “Queremos agora abrir um canal de diálogo entre as partes, para que haja garantias técnicas e jurídicas de que o serviço continue sendo prestado, sem gerar prejuízos aos consumidores”, explicou.

O deputado disse ainda que o Governo do Estado compreende o pleito da Prefeitura Municipal, mas ressalta os investimentos feitos pela Agespisa nos últimos tempos. “Para que tenhamos garantias de que o fornecimento será mantido, tem que haver uma cooperação entre os técnicos que conhecem o sistema para que tudo continue funcionando normalmente como dever estar”, completa.

Finalizando a temática do fornecimento de água, Dr. Hélio disse também que a municipalização é algo natural, já tendo acontecido em outros municípios do Piauí. “O que o governador quer é conversar e compreender melhor a proposta da Prefeitura. Dentro deste cenário de diálogo, a Agespisa deve apresentar as condições para que o Estado não saia totalmente sem ser compensado”, pontuou.

Mudando de assunto, o deputado falou sobre o atraso de algumas obras, como a ponte Simplício Dias e a estrada da Pedra do Sal. “Estamos com a expectativa de que muito em breve a obra venha a ser concluída. As pessoas, com toda razão, reclamam da demora. Mas é uma intervenção necessária”, afirma, ao admitir que as dificuldades financeiras do Estado contribuíram para o atraso.