A primeira draga que executará a dragagem do canal de acesso ao Terminal Pesqueiro do Porto do Piauí chegou nessa quinta-feira (17), à Luís Correia. A vinda do maquinário marca o início de umas das etapas mais importantes da obra, que terá capacidade para receber embarcações de pesca de até 60 metros de comprimento e movimentando até 3.600 toneladas de pescado por mês.

De acordo com a presidente da Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, essa é uma fase fundamental da obra para a operacionalização do Terminal Pesqueiro, possibilitando o acesso de embarcações. Além disso, será dado início construção de uma plataforma de atracação e futura retroárea.

Pedro Tognozzi, engenheiro responsável pela obra, explica que a draga recém chegada cumpre um papel fundamental para a construção do canal que terá 3,3 km de extensão e sete metros de profundidade. “Essa draga tem um porte menor, mas possibilita o início dos trabalhos de dragagem, abrindo caminho para que uma draga com maior capacidade possa chegar em breve e acelerar o processo”, disse.

A construção do Terminal Pesqueiro do Porto do Piauí recebeu um investimento total de mais de R$ 89 milhões A perspectiva é que a obra reflete de maneira significativa na economia e na geração de empregos e riqueza na região do litoral piauiense.

Segundo a prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, a conclusão do Terminal Pesqueiro é aguardada com bastante expectativa pela população da região, que será a maior beneficiada pelas atividades no município.

Ainda de acordo com a presidente da Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, quanto ao prazo de conclusão da obra, o compromisso do Governo do Estado segue sendo de entregar a primeira etapa do Porto do Piauí em dezembro deste ano.