O economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, de 87 anos, morreu na manhã desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro. Segundo a família, ele estava em casa e morreu de causas naturais.
Ainda não há informações sobre o velório do economista. Velloso nasceu em 12 de julho de 1931 em Parnaíba, Piauí.
Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Reis Velloso foi um dos economistas mais influentes do regime militar ao ocupar o cargo de ministro do Planejamento entre 1969 e 1979, nos governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel.
Durante a passagem pelo governo, Reis Velloso ajudou na formulação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs) e fundou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Participou do período conhecido como milagre econômico, no fim dos anos de 1960 e início dos 1970, quando a economia brasileira registrou elevadas taxas de crescimento, e também enfrentou a crise do petróleo.
Fora do governo, se dedicou ao Fórum Nacional de Altos Estudos, evento que tem a participação de economistas e cientistas políticos para debater propostas de modernização do país.
Ciro Nogueira afirma que João Paulo dos Reis Veloso contribuiu para o pensamento liberal moderno
É com tristeza que recebo a notícia da morte de João Paulo dos Reis Veloso , um dos mais brilhantes economistas brasileiros, nascido em Parnaíba”, disse o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira.
Segundo ele, João Paulo dos Reis Veloso foi o esteio do desenvolvimento do Piauí e contribuiu como poucos para a expansão de um pensamento econômico liberal moderno.
Fonte: Meio Norte