Em discussão na terça-feira, 29 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a realização de audiência pública entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro, para debater a minuta do edital do segundo leilão de transmissão de 2017. No Piauí, o certame prevê um lote, que faz ligação com o Ceará; com investimento previsto de R$ 1,061 bilhão, tendo a função de escoamento do potencial eólico entre os Estados, além do Maranhão.
Segundo a minuta do edital, a previsão é que o leilão do lote e o posterior investimento na região possa atrair a geração de 2.123 empregos diretos. Os demais entes federativos que deverão ter lotes inclusos no leilão, são: Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins. As instalações deverão entrar em operação comercial no prazo de 36 a 60 meses a partir da data de assinatura dos contratos de concessão.
O lote composto por instalações no Piauí e no Ceará integra linha entre Parnaíba e Tianguá, com 111 km; entre Ibiapina e Piripiri, totalizando 80 km; além de Teresina e Piripiri, com ligações de 140 km. Trechos de seccionamento entre a capital piauiense, Sobral e Tianguá também estão incluídos na minuta do segundo leilão. O certame está previsto para ocorrer até dia 15 de dezembro.
Em todo o país, os empreendimentos totalizam 4.919 quilômetros (km) de linhas de transmissão e 10.416 mega-volt-amperes (MVA) de capacidade de transformação de subestações. Para o certame são estimados R$ 8,8 bilhões em investimentos. Serão disponibilizadas na audiência para o público interessado as minutas do edital do leilão, do contrato de concessão resultante, bem como seus anexos técnicos e apêndices relativos aos modelos de contratos entre agentes.
Fonte: Meio Norte