O Dia Nacional do Trânsito é comemorado nesta terça-feira, 25 de setembro. Na oportunidade ainda é concluída a campanha “Nós Somos o Trânsito” que tem por finalidade reduzir morte e lesões por conta de acidentes. O esforço maior está em promover a conscientização das pessoas que conduzem veículos; portanto, no comportamento no trânsito está a mais significativa ação pela segurança.
Segundo Daniel Fonseca Portela, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, várias ações foram realizadas pela equipe no sentido de promover a conscientização de um trânsito mais seguro, como palestras e oficinas a públicos de diversas idades. A redução de mortes no trânsito pode encontrar recurso através de condições mais eficazes de fiscalização, legislação mais restritiva e, principalmente, pela conscientização dos condutores.
A adoção de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, são as ações mais eficazes para que os números alarmantes de acidentes nas estradas possam reduzir significativamente. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, pois morrem em torno de 40 mil pessoas.
Por Daniel Santos