A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí (PRE/PI) promoveu a segunda reunião de trabalho com os promotores eleitorais do estado do Piauí na manhã de sexta-feira,15, na sede do Ministério Público Federal no Piauí.
Na reunião sob o comando do procurador regional eleitoral Israel Gonçalves, foram abordados temas sobre as eleições de 2016 como: análise dos registros de candidatura; combate à propaganda eleitoral ilícita e ao Caixa 2; apresentação do sistema SISCONTA, software desenvolvido pelo MPF especificamente para proporcionar aos promotores eleitorais as informações necessárias para a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa e combate ao Caixa 2 nas eleições deste ano.
No evento, os promotores de Justiça no Piauí Everângela Barros e Cláudio Soeiro, Coordenadora e integrante, respectivamente, do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) apresentaram aos participantes a forma como o Centro de Apoio auxiliará os promotores eleitorais no exercício da função como a disponibilização de peças processuais, estudos doutrinários, além de ser o interlocutor entre a Procuradoria Regional Eleitoral e o Ministério Público Estadual.
Dentre as medidas tomadas na reunião, tem destaque a fiscalização da campanha eleitoral em Teresina. Antes, cada um dos cinco promotores eleitorais ficava responsável por cuidar somente de um tema específico e agora todos trabalharão de forma integrada o que contribuirá para uma fiscalização intensa dos candidatos neste pleito.
Para o procurador regional eleitoral Israel Gonçalves, “Nós conseguimos junto aos promotores eleitorais de Teresina fazer um núcleo de atuação de forma que todos os cinco promotores atuarão em outras áreas. Anteriormente apenas um promotor era responsável pela propaganda, apenas um era responsável pelo registro de candidatos, agora todos vão atuar em várias áreas para dar mais efetividade na nossa fiscalização”, explicou ele.
Fonte: Ascom MPF/Piauí