A Justiça Eleitoral traz um conjunto de aplicativos que vão facilitar a vida do leitor e a fiscalização dos candidatos. As ferramentas serão lançadas em julho e nelas poderão ser feitas consultas dos locais de votação, acompanhamento dos dados de registro de candidatura e envio de denúncias de propagandas irregulares.
“É uma ferramenta importantíssima para facilitar a vida do eleitor e principalmente a fiscalização dos candidatos que ele vai depositar o seu voto. Em outro aplicativo, o eleitor poderá acompanhar os marcos do processo eleitoral e participar mais ativamente”, informou o secretário e tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Anderson Lima.
O resultado do pleito também será acompanhado em tempo real por um destes aplicativos. As denúncias poderão ser feitas através de outra ferramenta. O objetivo do TRE-PI é ter um acompanhamento mais próximo das propagandas eleitorais, através de denúncias anônimas feitas por qualquer eleitor.
“Ele vai poder registrar através de fotos, enviar à Justiça Eleitoral, que fará o encaminhamento ao Ministério Público e ou à Polícia Eleitoral que fará a fiscalização desta ação”, complementou Anderson Lima.
Os aplicativos deverão ser lançados no próximo mês nas lojas virtuais de diversos dispositivos móveis. Não está prevista a alteração de dados cadastrais ou acesso a declaração de quitação eleitoral.
Convocação de mesário
No Piauí, cerca de 9 mil eleitores devem trabalhar como mesários nas Eleições de 2016. Para quem será convocado ou se prontificou a ser voluntário, alguns benefícios são concedidos.
Os eleitores poderão ter até quatro dias de folga no trabalho, caso fiquem a disposição da Justiça Eleitoral por dois dias. A Justiça Eleitoral vem reforçando campanhas que ressaltem a importância de ser mesário voluntário.
“Alguns municípios já aprovaram leis em que os eleitores têm isenção do pagamento de taxas de concursos públicos. A Assembleia Legislativa também tem um projeto de lei que tramita neste mesmo processo. Para concurso público, ser mesário também serve como desempate”, disse Hugo Leonardo Ferreira, coordenador de mesário TRE-PI.
Fonte: G1/PI