Mais três redes de baixa tensão. Essa foi a promessa da Eletrobras Piauí feita à bancada do estado no Congresso Nacional em reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na tarde de ontem (17). Segundo a empresa, a medida evitará quedas de energia onde o problema ainda é constante, como em Teresina.
Segundo o coordenador da bancada, deputado Jesus Rodrigues (PT), os investimentos feitos pela empresa são reais, mas ainda não foram suficientes. “Temos um déficit histórico na qualidade de energia que não foi completamente superado. Em algumas regiões, as deficiências foram resolvidas, inclusive com a capacidade N-1, que assegura que se cair uma rede existe outra substituta para manter o sistema funcionando, mas nós ainda temos problemas gravíssimos em outras regiões”, afirmou o coordenador ao ressaltar que o Ministério de Minas e Energia se comprometeu a apresentar uma Nota Técnica informando o que será feito para solucionar as pendências mais urgentes.
O presidente da Eletrobras Piauí, Marcos Aurélio Madureira, destacou os investimentos feitos no setor desde 2008, lançando a empresa como uma das seis concessionárias do país que mais tiveram êxito na redução do déficit de energia. Dentre eles, a construção de uma linha com 141 km em cabo padrão rural de Piripiri aos Tabuleiros Litorâneos, no valor de R$ 31 milhões, e uma subestação 50 MVA 69/13,8 kV no bairro Renascença, da capital, no valor de R$ 13 milhões.
Desde que bancada vem realizando reuniões sobre as quedas de energia e apagões, foram instalados: uma segunda linha de distribuição Piripiri/Tabuleiro; segunda linha de distribuição Tabuleiro/Parnaíba I; uma linha de distribuição Parnaíba I/Parnaíba II; segunda subestação em Parnaíba, Parnaíba II; e uma subestação Caraúbas/Caxingó. Uma subestação em Cocal e seis alimentadores Parnaíba/Luís Correia estão em andamento.
Essas medidas devem resolver em definitivo o problema que levou a bancada à Eletrobras, que foi o apagão ocorrido em vários municípios durante o carnaval deste ano. Outro ponto comemorado pelos parlamentares foi a suspensão do embargo do IPHAN às obras do Programa Luz para Todos na região sul do estado, que impedia a realização de mais de dez mil ligações domiciliares que estavam em andamento em 62 municípios.
Também estiveram presentes, os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB), os deputados Assis Carvalho (PT), Osmar Júnior (PCdoB), Hugo Napoleão (PSD), Iracema Portela (PP), Marllos Sampaio (PMDB) e Júlio César (PSD), além dos deputados estaduais Tererê (PSDB) e Antônio Uchôa (PDT).
Fonte: Ascom