A partir desta segunda-feira, 1º de abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará sob o comando de um novo gestor. Helder Jacobina deixa o cargo e a pasta passa a ser gerida pelo professor Ellen Gera. Servidor público concursado no cargo de analista de Sistemas Sênior, com graduação e pós-graduação em Computação, ele desempenhava o cargo de Superintendente de Ensino Superior da SEDUC, onde coordenava projetos importantes como: Pré-Enem Seduc, Canal Educação e a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).
“Fazemos parte de uma gestão que vem sendo conduzida desde 2015 pela deputada Rejane Dias, na sequência, em 2018, assumiu o Helder Jacobina, dando continuidade aos projetos e fechando um ciclo passando a pasta para mim. Estou na secretaria há quatro anos, então venho acompanhando esse processo desde o início. É importante trabalharmos conscientes de que a educação acontece de fato dentro da escola, onde o professor se encontra com o aluno e desenvolve a aprendizagem. Portanto, seguiremos focando na valorização dos nossos professores e nas parcerias com toda a rede estadual para realizar um trabalho forte e levar a educação a um patamar adequado para o desenvolvimento do estado”, diz Ellen Gera.
Ainda de acordo com o novo gestor, pautas importantes serão trabalhadas em 2019, tais como a consolidação da Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, o currículo do Piauí, avançando nas parcerias com os municípios; a continuidade do projeto de preparação e estímulo ao aluno para fazer o Enem por meio do programa Pré Enem Seduc; o fortalecimento da parceria com outras instituições, pondo a Seduc como um canal de comunicação com outros órgãos, que permite a formação do servidor público em geral; o fortalecimento do avanço da aprendizagem dos alunos e o combate à evasão, abandono e reprovação escolar; a estruturação das escolas de tempo integral para que o aluno possa se preparar para sua vida futura após a conclusão da educação básica.
Segundo Wellington Dias, a escolha de uma pessoa que já faz parte dos quadros gerenciais da SEDUC tem como finalidade dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento da Educação, sem prejudicar os projetos já em andamento. “Ellen já conhece os planos, metas e tem a paixão necessária por uma educação de qualidade que venha contribuir com melhores índices e, consequentemente, melhor qualidade de vida para nossa população. Ele substituirá com êxito o Helder que sempre foi uma pessoa de nossa confiança e esteve ao nosso lado em vários momentos de nossas gestões. Entendo seus anseios pessoais e profissionais e tenho certeza que esta foi uma decisão de grande reflexão para ele. Sei do seu empenho e dedicação ao longo desses anos e o agradeço por ter destinado parte de sua vida para que o Piauí pudesse avançar”, destaca o governador.
Fonte: CCom