O tempo vai fechar na casa de Helena (Julia Lemmertz). Nos próximos capítulos de “Em família”, a leiloeira vai flagrar Luiza (Bruna Marquezine) tocando flauta e as duas terão uma séria discussão. Quando Helena a surpreende com o instrumento, Luiza se faz de desentendida. “Vou começar a aprender. Quer dizer, eu já aprendi um pouco, lembra? Quando eu era pequena? Mas foram só algumas aulas, mais por brincadeira do que por vontade. Você até me incentivou. Eu sempre quis aprender piano, mas não tínhamos um – e você então me falou – será que você lembra? Você me falou para tentar a flauta, que era um instrumento delicado, que se pode carregar pra qualquer lugar… e que você tinha conhecido um garoto, quando era criança, que vivia brincando com uma flautinha doce… Lembra disso?”, pergunta Luiza.
Helena se revolta e começa a gritar com a filha: “Pára de representar, Luiza! Pára de mentir. Cai na real. Você me irrita com esse seu jeito de que está tudo bem e que não há nada por trás dessa aparência!”. Luiza diz que não admite que ela o trate daquela maneira por coisas que ela não fez e Helena se irrita. “E desde quando você – na casa de seus pais – admite ou deixa de admitir alguma coisa?”, pergunta. Luiza debocha: “É bom que você me lembre de que estou na casa dos meus pais – e não na minha casa! Mas é por pouco tempo!”. Helena tira a flautinha da mão da filha e diz que vai para o lixo. “Você me põe nervosa, louca!”, diz. Ela vai saindo com o instrumento, mas Luiza agarra a mão dela e as duas lutam pela posse do instrumento. Fica aquela agarração até que Luiza leva a melhor e fica com a flautinha, escondendo-a com a mão atrás do corpo. “Você me provoca! Faz de propósito porque sabe que eu tenho ódio desse sujeito!”, fala Helena, que fica diante da porta para impedir que a filha saia.
Luiza, então, é direta: “Não é ódio não. É amor o que você sente por ele!”. Helena fala que já a proibiu de repetir essa calúnia e vai para cima dela. Luiza esquiva-se e aproveita para sair do quarto. Helena vai atrás, chamando, dando um encontrão em Virgilio (Humberto Martins), que está indo ver a razão da briga. A menina consegue fugir e se tranca no quarto de Felipe (Thiago Mendonça), e Helena briga com o marido. “Você agora perde o controle por qualquer coisa! Se acostumou com esse barraco diário!”, diz o escultor. Então sou eu a culpada? A barraqueira!?”, pergunta Helena, que bate na porta e manda Luiza abrir. “Deixa a menina, não adianta conversar nervosa desse jeito. Só pode piorar a situação! Amanhã vocês se entendem!”, diz ele. “Amanhã! A gente não vai se entender é nunca!”, diz Helena, que sai.
Um tempo depois, Luiza decide sair de casa e fala para o pai que chegou a hora de alugar um canto só para ela e Alice (Erika Januza). “Mexem nos meus cadernos, fuçam as minhas gavetas, examinam meu celular à procura de recado e acho até que abrem o que eu recebo pelo correio. Ah, pai, então acha que eu não percebo? Eu sei onde deixo as coisas e como deixo. Encontro sempre tudo mexido!”, diz Luiza, que avisa não aguenta mais. “Vou sair de casa, pai. Eu e a Alice já estamos procurando um lugarzinho pra nós. Alguma coisa que a gente possa pagar com mesada, mas também já estamos pensando em trabalhar”, conta. Ao encontrar com a amiga, elas vêem alguns anúncios e se animam com a mudança. Quando chega em casa, Luiza solta a bomba para a mãe. “É até bom encontrar vocês dois aqui. Aí falo tudo de uma vez só, pra vocês e todo mundo. Tomei mesmo a decisão de morar sozinha. Quer dizer, com a Alice. Sozinha eu quis dizer sem pai nem mãe por perto”, diz, deixando Helena irada.
Fonte: Extra