Enamed 2025: faculdade de Medicina de Parnaíba está entre as mais de 100 que serão punidas por avaliação ruim
Uma lista divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) aponta que uma faculdade de Medicina no Piauí, localizada em Parnaíba, no litoral do estado, está entre os mais de 100 cursos do país com notas consideradas insatisfatórias e poderá ser punida.
Em nota, a Afya Faculdade de Parnaíba informou que acompanha a divulgação dos resultados e que análises feitas por instituições de todo o país indicam divergência de dados. O grupo ressaltou que aguarda esclarecimentos técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antes de se manifestar de forma conclusiva. Veja a nota.
A faculdade recebeu conceito 2, um dos menores, e pode ter como penalidade a redução de vagas para ingresso.
Ao todo, 351 cursos de Medicina foram avaliados, e 30% ficaram nas faixas 1 e 2, consideradas insatisfatórias. Acesse a lista completa.
Em reunião com a imprensa nesta segunda-feira, o ministro Camilo Santana informou que as universidades vão ter um prazo para apresentar uma defesa e reforçou que a proposta com o curso é garantir a qualidade do ensino, protegendo a população que, depois, é assistida por esses profissionais.
Sobre o Enamed
O Enamed é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino.
De acordo com o Inep, participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres.
Dos alunos concluintes, cerca de 39 mil, que são aqueles que estão perto de chegar ao mercado de trabalho para atender ao público, apenas 67% tiveram o que o instituto chama de “resultado proficiente”, ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente.
O restante, quase 13 mil alunos, não conseguiu resultado satisfatório.
Leia a nota da faculdade na íntegra
A Afya informa que está acompanhando a divulgação dos resultados do ENAMED. Análises de instituições de todo o país indicam divergência de dados, entre os que foram reportados como insumos, em dezembro passado, em relação ao número de estudantes proficientes de seus cursos, e os divulgados hoje. Diante disso, o grupo aguarda esclarecimentos técnicos por parte do MEC e do Inep antes de se manifestar de forma conclusiva sobre os números apresentados.
Fonte: G1/PI
Enamed 2025: faculdade de Medicina de Parnaíba está entre as mais de 100 que serão punidas por avaliação ruim
