Enem 2024: corretores foram orientados a descontar pontos em redações com repertório ‘forçado’
As redações do Enem têm um papel crucial na nota final dos candidatos. A originalidade e a coerência são elementos fundamentais para garantir uma boa avaliação. Nesta semana, corretores do texto relataram ao g1 que foram orientados a descontar pontos em textos com repertórios “forçados” e sem contexto. As regras também valem para candidatos que utilizaram modelos pré-prontos de texto.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deu as instruções neste sábado (23) em bancas presenciais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. De acordo com um relato anônimo de uma corretora, “pediram que a gente tenha atenção redobrada no que chamaram de ‘repertórios de bolso’, para verificar se realmente [as citações] estão sendo usadas de maneira produtiva”.
A principal dificuldade enfrentada pelos candidatos é desenvolver um texto que demonstre sua capacidade de articular ideias de forma clara e original. Muitos recorrem a “repertórios de bolso” — citações genéricas prontas para qualquer tema. Embora possam enriquecer a discussão, se mal aplicados, podem parecer deslocados, gerar textos superficiais e resultar em penalizações.
Em nota, o Inep não explicou como foi a orientação aos corretores, mas escreveu que “todos os fatos, informações e citações apresentados no texto devem, necessariamente, estar vinculados à discussão proposta no projeto de texto”.
O treinamento contou com exemplos de repertórios ultrapassados, como poemas de Carlos Drummond de Andrade e referências à obra “Utopia” de Thomas More.
O Inep destacou que a punição por uso inadequado de repertórios pode variar. Corretores estão instruídos a identificar se as citações realmente contribuem para o desenvolvimento do tema. Punições mais severas são aplicadas quando um texto se apoia demasiadamente em citações genéricas sem que estas sejam costuradas ao argumento central.
Durante as sessões de treinamento, foi reiterado que mesmo repertórios amplamente conhecidos podem ser utilizados, desde que estejam alinhados de maneira eficaz ao segmento do texto em discussão. A criatividade passa a ser avaliada pela capacidade do candidato de relacionar conceitos e ideias com o tema proposto.