Em sessão solene realizada na noite de ontem, pela Câmara Municipal de Parnaíba, a enfermeira Milena Duarte Gurgel recebeu das mãos do vereador Ronaldo Prado o título de Cidadã Parnaibana. Ronaldo Prado foi o autor do projeto de lei, aprovado por seus pares, concedendo a honraria.
A Mesa de Honra da sessão foi composta pela Presidente da Câmara, vereadora Neta Castelo Branco, homenageada Milena Gurgel e seu pai, Milton Alves Gurgel; pelo vereador Ronaldo Prado e a médica Joana Rita Correia Gomes e pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Pedro Pinto, que representou o prefeito Florentino Neto. Na platéia, além dos vereadores Bernardo Rocha, Gustavo Lima e Ricardo Véras, vários médicos e colegas de trabalho do SAMU, órgão que teve Milena Gurgel como Coordenadora, de 2008 até o final do ano passado.
“Nossa cidade está mais feliz por receber uma nova filha e eu me orgulho de estar aqui, fazendo esta homenagem”, disse o vereador Ronaldo Prado em seu discurso de saudação à homenageada, citando o fato dela haver preferido deixar sua terra natal para vir residir em Parnaíba em dezembro de 1997.
O representante do prefeito, Pedro Pinto, justificou a ausência de Florentino, que se encontrava em outro evento anteriormente marcado para o mesmo horário, “mas ele gostaria de aqui estar presente dar o seu abraço na Doutora Milena, que recebe este título merecido”, disse.
Em seu pronunciamento, a nova Cidadã Parnaibana relembrou fatos de sua chegada a Parnaíba, agradeceu a forma distinta como foi recebida por vários amigos, citando, dentre outros, o casal Valdir Aragão e Rosângela, com a filha Vanessa e o médico Antônio Tomás, com a esposa Cláudia. “Alguns desses amigos fizeram o papel de pais pra mim”, destacou, dizendo-se grata pelas muitas alegrias que Parnaíba lhe proporcionou, tanto no campo pessoal quanto no profissional.
Encerrando a solenidade, a presidente Neta Castelo Branco enalteceu maneira cordial e o profissionalismo que sempre caracterizou Milena Gurgel à frente do SAMU e o respeito com que sempre distinguiu a todos. “Parnaíba se sente honrada em tê-la agora também como parnaibana”.
Disque 192
Após a entrega do Título de Cidadania, deu-se o lançamento do livro “Disque 192 – Histórias que emocionam”, de autoria da médica Joana Rita e da enfermeira Milena Gurgel, onde são contadas histórias dos socorristas do SAMU, muitos deles presentes ao evento.
A apresentação do livro foi feita pelo advogado Renato Bacellar, que destacou tratar-se do trabalho de duas “ensaístas de uma nova geração da literatura parnaibana”.
As duas escritoras também falaram, expondo suas primeiras experiências no SAMU, citando como nasceu o projeto, que redundou no livro ali lançado e agradecendo os “Samuzeiros”a quem dedicaram o livro.