Uma enxurrada de requerimentos tem abarrotado a pauta do Poder Legislativo Municipal de Parnaíba desde que iniciaram as sessões ordinárias da atual legislatura (2013-2016), no último mês de março.
Nesta quinta-feira, por exemplo, a secretaria da casa relatou o requerimento de número 135/2013. A título de comparação, durante todo o ano passado o total não ultrapassou a casa dos 90.
A imensa maioria das solicitações apresentadas têm como destinatário o prefeito Florentino Neto e demais órgãos da administração municipal, com grande destaque para a Secretaria de Infraestrutura.
Não há o que se discutir quanto ao papel do legislador no que tange a cobrança e fiscalização do Poder Executivo. Entretanto, é possível que o derrame de requerimentos acabe por não surtir efeito algum.
Isto porque a gestão atual, com pouco mais de 100 dias, ainda está “projetando o governo para os próximos quatro anos”, como bem ressaltou o próprio prefeito em recente declaração a imprensa.
Em contrapartida, os projetos de lei de autoria dos vereadores são raros. A imensa maioria destes (cujos efeitos podem ser percebidos a curto prazo) foram encaminhados à Câmara pela prefeitura.
Por Daniel Saturnino