No próximo sábado (08/10), o professor Wellington Soares lançará em Parnaíba, seus dois livros mais recentes: Desenredo, reunião de contos instigantes e com temas polêmicos, e Mimi – a cachorrinha, texto infantil dedicado a Isabela, sua netinha de nove anos. O primeiro, ilustrado por Gabriel Archanjo, e o segundo, por Irineu Santiago. Ambos lançados pela editora Quimera.

O lançamento dos novos livros será no Auditório do Museu do Mar, no Porto das Barcas, às 19h,  espaço onde o escritor espera receber todos que gostam de ler e a criançada em geral.

Wellington é natural de Teresina, atua como professor de literatura no ensino médio, coordenador do Pré-Enem Seduc e um dos editores da revista Revestrés. Já esteve na organização da maior feira de livros do estado, o Salão do livro do Piauí (Salipi), além de ter contribuído para a criação de outras: Parnaíba (Salipa), Campo Maior (Salicam), José de Freitas (Salijo), Altos (Salialtos), Pedro II (Salip2) e Saliceu (Teresina, no bairro Dirceu). Também é curador da Balada Literária no Piauí, evento cultural nascido em São Paulo e Salvador pelas mãos dos escritores Marcelino Freire e Nelson Maca, respectivamente.

A estreia literária ocorreu em 1992, com Linguagem dos sentidos, e de lá para cá vem se destacando com a publicação de livros de contos e crônicas, a exemplo de Maçã profanada (2003/Conto), Por um triz (2007/Crônica), Um Beijo na bunda (2011/Crônica), O dia em que quase namorei a Xuxa (2013/Crônica) e Tesão na geladeira (2020/Conto). Destaca-se como um dos nomes mais importantes da literatura piauiense contemporânea.