Esquema de estelionato e lavagem de dinheiro em Parnaíba é desarticulado após denúncias de consórcios falsos
Um esquema de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra o consumidor foi desarticulado pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (25/07) na empresa LS Investimentos, localizada na Avenida João Silva Filho, no Bairro Piauí, em Parnaíba. O líder do grupo se trata de Leonardo Gabriel Silva de Sousa, 29 anos, que é o proprietário do empreendimento, que por sua vez, ainda tem uma filial na Praça Piauí, no Bairro Boa Esperança. Foram quatro mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão.
A operação Contemplatus foi liderada pelo delegado Abimael Silva, que informou que também vão responder pelos crimes Eric Costa de Andrade, Luís Roberto de Souza Bitencourt, Fabrine Marques Nascimento. A empresa oferecia cartas de crédito, consórcio de imóveis e de veículos e os contratos eram falsos, bancos falsos, documentos falsos, havia fraudes bancárias.
Entre as facilidades ofertadas era a de entrega de imóvel em 15 dias; mas quando encerrava o prazo, a vítima era comunicada de que tinha contratado um consórcio e deveria continuar pagando. As pessoas tinham de efetuar inicialmente 12% do valor do imóvel que eram destinados a conta pessoal de Leonardo Gabriel. A empresa estava no mercado desde 2019 e no início de 2023 as denúncias começaram a ser registradas junto a Polícia Judiciária, sendo mais de 30 vítimas.
A empresa investia fortemente em anúncios nas grandes mídias e redes sociais. O prejuízo das vítimas passou de R$ 200 mil. As investigações seguiram através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Parnaíba (DEPATRI) com apoio das outras delegacias e da Força Estadual. O caso foi levado para a Central de Flagrantes.
A empresa investigada emitiu nota de esclarecimento aos seus clientes:
“LS Investimentos vem a público esclarecer os fatos amplamente divulgados na imprensa local em razão de expedição de mandados de busca e apreensão em face da empresa e de seus colaboradores.
Como é de conhecimento a empresa possui uma carteira de mais de 400 (quatrocentos) clientes da empresa que há anos se consolidou no mercado de venda e assessorias em consórcio no mercado de toda região norte.
Na data de hoje a administração da empresa foi surpreendida com a chegada de membros da DEPATRI-PHB, munidos de busca e apreensão, expedidos de forma ilegal, pois é oriundo de decisão arbitrária em que o Ministério Publico não tomou ciência do pedido de busca e apreensão, bem sequer existe denuncia.
A título de esclarecimento a investigação foi iniciada por delegado diferente do qual solicitou a medida de busca e apreensão, e talvez por falta de zelo e inobservância da garantia do devido processo legal, o delegado permitiu além da divulgação da operação a divulgação dos envolvidos, em processo que foi protocolado sobre segredo de justiça.
Ademais a empresa que ora expede esclarecimento, solicita que aos clientes que se sentirem lesado compareçam até a delegacia do Patrimônio, que pontualmente todos os esclarecimentos serão dados, como tem sido, desde o inicio das investigações.
Infelizmente por falta de técnica em investigação, o pedido solicitado foi juntado sem a petição de esclarecimentos juntada pela parte investigada, fato este que por si só demonstra gravidade e parcialidade nas investigações. Cabe ainda ressaltar que antes mesmo das investigações a LS investimento não intermediava mais negociações em nome das instituições financeiras citadas no processo, que estariam supostamente agindo de forma ilegal no comércio de consórcios.
De fato lamentamos a espetacularização de modo que foi gerido o pedido e lamentamos ainda mais, uma decisão arbitrária de tal modo que o Ministério Público nem tomou conhecimento do pedido de busca e apreensão para emitir parecer sobre a legalidade.
Por fim reiteramos em que nenhum momento a empresa agiu por meio de seus representantes legais na pratica de crimes contra o patrimônio ou de qualquer outro tipo e solicitamos ainda que os clientes que por direito se acharem lesados se dirijam até a DEPATRI-PHB, onde serão esclarecidos todos os fatos ilegalmente divulgados, bem como na esfera da 1ª Vara Criminal de Parnaíba – PI.
Reitera-se de modo a verdade dos fatos, qual seja, a empresa LS investimentos é uma empresa idônea que cumpre todos seus deveres legais e que contribui e contribui desde o inicio das investigações, sendo alvo de medida extrema e ilegal, que será devidamente reparada na justiça. Parnaíba, 25 de Julho de 2023. LS INVESTIMENTOS.”
Homem é preso por roubos em Cajueiro da Praia e Barra Grande