Rejene Dias tem audiência no Ministério da Educação, em Brasília. (Foto:Dorothy Amaral)
Rejene Dias tem audiência no Ministério da Educação, em Brasília. (Foto:Dorothy Amaral)

O acerto foi firmado nessa quarta-feira (30), em Brasília, entre representantes do MEC e a secretária da Educação, Rejane Dias.

O Governo do Estado conseguiu, junto ao Ministério da Educação, garantir o pagamento, até o final desse ano, da bolsa-auxílio a todos os alunos e professores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Piauí. A ajuda financeira é repassada mensalmente nos valores de R$ 100 para estudantes e R$ 30 a hora/aula para professores.

A complementação financeira tornou-se necessária em função do crescimento do número de matrículas no programa, o que ampliou as despesas no Fundo de Custeio. Até 2014, eram 935 alunos no Pronatec. Em 2015,  o número de matriculados saltou para 9.356, divididos em 58 turmas, espalhadas em vários municípios piauienses.

O acerto foi firmado nessa quarta-feira (30), em encontro ocorrido em Brasília, entre a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; o secretário executivo do Ministério da Educação, Luís Cláudio Costa; o secretario de Educação Profissionalizante e Tecnologia do MEC, Marcelo Feres; e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Paulo Gabriel Nacif.

FNDE

Os gestores também trataram de ações do FNDE.( Foto: Dorothy Amaral)

Na mesma audiência, ficou acertada a vinda ao Piauí do Escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Trata-se de um espaço onde os gestores e técnicos da educação poderão não só tirar dúvidas, mas, principalmente, encaminhar soluções. O grande diferencial desse espaço é o foco na resolução de problemas na implantação de projetos e operação dos programas do FNDE.

No espaço, também são oferecidas oficinas temáticas, programadas de acordo com o tamanho e necessidades do evento, mas que podem tratar de temas como Prestação de Contas, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Plano de Ações Articuladas (PAR).

“Tanto o Estado como os municípios poderão apresentar as propostas e tirar dúvidas. Temos confirmada a presença do presidente do FNDE, Idilvan Alencar”, explicou Rejane Dias.

O evento com o FNDE está previsto para os dias 7 e 8 de abril, em Teresina, em local a ser definido.

Fonte: Ccom