Seleção feminina do Brasil enfrenta Suécia a partir das 13h pela semifinal. Brasileiras do vôlei também jogam; Bolt faz primeira série dos 200m rasos.
Palco da cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016, o Maracanã estreia na Olimpíada como área de competição, a partir desta terça-feira (16), com disputas decisivas do futebol. Às 13h, a seleção feminina do Brasil enfrenta a Suécia em jogo da semifinal.
Outras partidas serão no estádio na quarta (17, Brasil x Honduras, no masculino), na sexta (19, final feminina) e no sábado (20, final masculina). No domingo (21), o Maracanã recebe a cerimônia de encerramento.
Por causa das partidas de futebol, serão intensificadas as operações de trânsito no entorno do Maracanã, que contemplam pontos de bloqueio, proibição de estacionamento, rotas alternativas, acessos dos pedestres e logística operacional.
A recomendação para o público é priorizar o transporte de metrô, com desembarque nas estações São Cristóvão, Maracanã e São Francisco Xavier, ou trem, pelas estações São Cristóvão e Maracanã.
O número de ruas bloqueadas no Maracanã, na Zona Norte do Rio, aumenta já que o número de torcedores também vai aumentar.
Márcio Ribeiro, subprefeito da Grande Tijuca alerta para as interdições, que vão das 11h às 17h e nos dias 19 e 20, das 15h às 22h, com bloqueios semelhantes aos que ocorreram na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto, mas com tempo de duração um pouco menor.
“Moradores já estão com suas credenciais de acesso coladas o para-brisa para poder transitar e é preciso lembrar que mesmo com o carro credenciado, o morador deve estar com um comprovante de residência sempre no bolso para não ter problemas nos acessos na volta para casa. As pessoas já estão mais acostumadas com as ruas fechadas para os eventos no Maracanãzinho. Agora, a gente pede um pouco mais de atenção para as ruas que vão ser fechadas para as semifinais e finais do futebol no Maracanã”, destacou Ribeiro.
Na região, painéis eletrônicos e agentes de tráfego, vão informar os motoristas sobre as interdições.
Brasileiras do vôlei
Esta terça-feira tem disputas importantes também para as atletas femininas do Brasil nas duas modalidades do vôlei, quadra e areia. No Maracanãzinho, a seleção brasileira enfrenta o time da China, a partir das 22h15, pelas quartas de final. Na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, a dupla Agatha Bednarczuk e Bárbara Freitas enfrenta as americanas Kerri Walsh Jennings eApril Ross, previsto para as 23h59.
Astro do atletismo
Depois de vencer os 100m e conquistar o tricampeonato na prova, o jamaicano Usain Bolt volta às pistas do Estádio Olímpico Engenhão nesta terça para tentar garantir mais um feito histórico: ser tricampeão nos 200m rasos.
Será a primeira série dos 200m desta disputa. A prova está marcada para as 11h50. A semifinal acontece às 22h de quarta-feira e a final na quinta, às 22h30.
Maratona aquática
Depois do Brasil subir ao pódio na Maratona Aquática feminina com o bronze de Poliana Okimoto, nesta terça-feira é a vez dos atletas masculinos enfrentarem a prova no mar de Copacabana. A prova tem previsão de início às 9h.
Ao contrário da prova feminina, que contou com céu aberto e ensolarado e clima quente, a disputa masculino deve acontecer sob mau tempo. A chegada de uma frente fria ao Rio trouxe chuva, acompanhada de fortes rajadas de vento.
Elba Ramalho e Moraes Moreira no Boulevard Olímpico
A festa na região portuária do Rio segue em ritmo intenso com a programação cultural paralela aos jogos olímpicos. O grande destaque desta terça-feira é o show de Elba Ramalho e Moraes Moreira, que vão dividir o Palco Encontros a partir das 20h.
Mais cedo, às 18h30, no Palco Amanhã, a banda Figueroas promete colocar os visitantes para dançar suas músicas de lambada pop , que conquistou o público na internet.
Toda a programação no Boulevard Olímpico é gratuita e conta com diversas atrações.
Fonte: G1