A 3ª e última etapa da Copa XCM de Mountain Bike será totalmente diferente das provas realizadas na temporada de 2011 no Piauí. A X Brasil, organizadora do evento está nos preparativos finais de definição da escolha do circuito que novamente terá largada e chegada do Sítio Cantinho do Céu, localizado a 15 Km do balão do São Cristóvão e situado na PI-112. Os atletas campeões de cada uma das nove categorias em disputa já sairão da prova com uma inscrição de presente para participar do Rally Cerapió, claro, na modalidade de bike.
Segundo um dos diretores, Zenardo Maia, as inscrições e vistorias começam a partir das 15 horas na arena do evento. A partir das 16h30 será dada a largada. Serão três horas de prova em um circuito de três voltas, totalizando 50,1 KM de percurso. O diretor de prova, Márcio Braz Filho, informou que uma das características da etapa noturna será a escolha de trilhas menos densas, com menos single-tracks. “Isso porque é preciso facilitar o campo de visão dos atletas na parte noturna da prova, até mesmo para evitar acidentes de percurso e até que os participantes se percam”, justificou.
A sinalização será a mesma utilizada nas duas etapas diurnas anteriores, com a diferença que serão colocadas tochas de fogo em alguns pontos e ainda fiscais para orientar os atletas. O diferencial ainda é que a prova acontecerá em noite de lua cheia, como é recomendado neste tipo de prova, pois a luminosidade natural também facilita o arranque dos atletas durante o percurso. Zenardo Maia destacou que os atletas precisam ter o dobro de atenção em etapas noturnas e serão exigidos apenas dois acessórios obrigatórios para a etapa, lanterna dianteira e luz traseira, além dos itens necessários de praxe, como o capacete.
Após o término da etapa, haverá a premiação dos campeões da prova e da Copa XCM. A Federação de Ciclismo do Piauí (FCICLOPI) também fará a partir das 20 horas a premiação dos campeões piauienses de mountain bike e de ciclismo (Speed). Qualquer pessoa pode conferir a prova, uma vez que o local terá toda estrutura e animação, com a presença do DJ Cabelin e da banda de forró Cavalo Branco
“Apesar de não valer como etapa do Piauiense, como as duas anteriores, a Federação apoia este tipo de competição noturna, tendo em vista o forte calor que castiga os atletas em provas diurnas. Esta experiência piloto servirá de modelo para outras competições similares”, destacou o presidente da FCICLOPI, George Augusto.