Startup piauiense apresenta plataforma inovadora de gestão de produção científica com IA humanizada
Os criadores da startup Escritha, sediada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, foram convidados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para apresentação da plataforma inovadora de gestão de produção científica com inteligência artificial humanizada. O projeto será apresentado dentro da programação do curso de atualização “Escrita Científica com Inteligência Artificial Humanizada: Aplicações e Técnicas”, no período de 30 de setembro a 4 de outubro, no Rio de Janeiro.
“O convite recebido pela Escritha para compartilhar conhecimentos na Fiocruz reflete o ambiente favorável que a ZPE Piauí oferece para o desenvolvimento de tecnologias de ponta capazes de promover importantes transformações no cenário científico e educacional no Brasil”, disse Álvaro Nolleto, presidente da ZPE piauiense.
Marcos Ayres, CEO da Escritha, e Marlos Almeida, COO, consideram este convite um marco na trajetória da empresa, refletindo um avanço significativo na missão da startup de contribuir para a gestão e a produção científica no Brasil. “Fomos escolhidos pela maior fundação de pesquisa do mundo, a Fundação Fiocruz, para apresentar a plataforma Escritha em suas instalações no Rio de Janeiro. E não será apenas uma apresentação breve, mas uma imersão de cinco dias”, destacou Marcos Ayres.
Desde 2019, a Escritha vem desenvolvendo uma plataforma de apoio à pesquisa científica, voltada para acadêmicos que produzem artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses e outros trabalhos acadêmicos. A plataforma inclui ferramentas interativas que facilitam a comunicação entre estudantes, professores e instituições de ensino. “É uma plataforma única no mundo, que integra todos os requisitos necessários para a produção de trabalhos acadêmicos, desde a escolha do tema até a entrega do material finalizado, conforme as normas da ABNT, APA e Vancouver”, explicou Marlos Almeida.
Marcos Ayres e Marlos Almeida também reconheceram o apoio fundamental do Governo do Estado do Piauí para o desenvolvimento das startups instaladas no Tech Export Hub da ZPE em Parnaíba. “Com esse suporte governamental, conseguimos desenvolver sistemas de Inteligência Artificial em diversas áreas, como educação e direito, e já temos clientes em todos os Estados brasileiros e em Orlando, nos Estados Unidos”, celebrou Marcos Ayres. Além disso, ele destacou o recente sucesso da Escritha ao ter uma de suas propostas selecionada pelo Supremo Tribunal Federal, voltada ao tratamento de jurisprudência da corte.
O assessor da vice-presidência de Inovação da Investe Piauí, dedicado ao Tech Export Hub da ZPE, Rafael Vasconcelos, ressaltou o apoio do Governo do Estado, por meio da Investe Piauí e da ZPE Piauí, ao desenvolvimento tecnológico do Estado. “No recinto da ZPE, temos um polo tecnológico que exporta tecnologia para várias partes do mundo e, pela relevância do trabalho de uma dessas empresas aqui instaladas, a Escritha, ela foi agora encontrada e convidada pela Fiocruz para apresentar o seu trabalho no Rio de Janeiro”, festejou.