Nos dias 10 e 11 de janeiro, estará exposta no Sesc Caixeiral, na Av. Presidente Vargas, em Parnaíba, a exposição associada ao “Projeto de Adaptação da Casa Grande Simplício Dias: estudos para implantação do Museu da Cidade de Parnaíba, Meio Norte do Brasil”, com curadoria das mestrandas Ellaine Martins e Anik Assunção, sob orientação da Profª Drª Áurea da Paz Pinheiro. O evento é parte da metodologia do Trabalho Final de Mestrado | Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso.
A exposição itinerante, que foi lançada na Praça Mandu Ladino, no domingo(07), e também exposta no Parnaíba Shopping, nesta terça-feira(09), pretende dialogar com uma diversidade de públicos sobre as noções de museu, patrimônio, preservação, reabilitação e adaptação de espaços urbanos protegidos, de forma a permitir uma conexão com uma edificação específica, tombada e localizada no Centro Histórico da cidade de Parnaíba, Piauí – a Casa Grande dos Dias da Silva, mais conhecida como Casarão Simplício Dias.
A ideia, segundo Ellaine, é procurar entender a relação do público, sobretudo dos moradores da cidade, com o casarão de maior destaque dentro do complexo histórico de Parnaíba. “Por isso aplicamos um questionário com quem visita a exposição. Perguntamos o que a pessoa pensa a respeito da maneira que pode ser utilizado. Pessoalmente, acredito que poderia se tornar um museu”, explica a autora do projeto.
Usar o espaço para implantação do Museu da Cidade de Parnaíba é justamente a proposta central do trabalho de conclusão do mestrado. Para tanto, a exposição foi uma das metodologias escolhidas. “Pretendemos dialogar com o público sobre as noções de museu, patrimônio, preservação, reabilitação e adaptação dos espaços urbanos protegidos, de forma a permitir uma conexão com o Casarão”, conclui.
A metodologia “Roda de Conversa”, será realizada na quinta-feira(11), às 18h00, oportunidade em que o uso do Casarão Simplício Dias, será discutido com os presentes, tomando por base o projeto que dá motivo à exposição.
A entrada é gratuita e não há restrição de público.