fb_vO Facebook fez um anúncio, nesta segunda-feira (24/05), que fará mudanças para garantir a neutralidade política das postagens em destaque na rede. O anúncio foi feito semanas depois do site americano de tecnologia, Gizmodo, denunciar que ex-funcionários da empresa declararam que a rede social manipulava as postagens dos tópicos mais populares, evitando assuntos com teor mais conservador.

Segundo relatos coletados pelo Gizmodo, funcionários do Facebook, formados nas melhores universidades americanas, eram encarregados de rotineiramente suprimir histórias de interesse conservador. Da lista seriam excluídas, por exemplo, pautas sobre políticos republicanos, a exemplo de Mitt Romney, que fora candidato à presidência em 2012. Mesmo que essas notícias estivessem, de fato, entre as populares. Ou seja, os usuários eram simplesmente enganados pela rede.

Para o Facebook, no entanto, a rede é totalmente imparcial e não induz postagens para nenhum lado político.

“Nossa investigação não revelou qualquer prova de parcialidade política sistemática na seleção, ou no destaque das publicações que figuram na função de assuntos do momento”, disse o assessor-geral do Face, Colin Stretch.

“Nossa análise indicou que as taxas de inclusão de temas conservadores e liberais nas histórias de destaque eram praticamente idênticas”, acrescentou Stretch.

No Brasil, o economista Rodrigo Constantino já fez denúncias semelhantes, afirmando que o Facebook apaga páginas de política de direita com muito mais frequência do que as páginas esquerdistas.

Fonte: 180graus